A visão que as pessoas têm do mundo é resultado do seu processo formativo. As ações realizadas pelo homem, de modo efetivo, podem ajudar os indivíduos a viverem bem e tranquilos ou viverem em um sofrimento constante.
Segundo o teórico Burrhus Frederic Skinner, “os homens agem sobre o mundo modificando-o, e são por sua vez modificados pelas consequências dessas ações.” A depender do produto dessas consequências teremos um ambiente favorável à sobrevivência humana ou um ambiente prejudicial a um desenvolvimento saudável. Portanto, nós somos resultado da nossa ação no mundo.
Sendo assim, é imprescindível refletir sobre ambientes adoecedores que causam desconfortos na vida dos indivíduos, não permitindo a aquisição de um repertório comportamental amplo, o suficiente, para lidar com os obstáculos que a vida oferece. Nesse momento, por conta dessa limitação comportamental, existe a possibilidade do indivíduo desenvolver algum transtorno comportamental como: ansiedade, depressão, fobia, transtorno obsessivo compulsivo, etc.
O que fazer? A quem procurar ajuda?
O psicólogo é um profissional capacitado para auxiliar os indivíduos numa mudança pontual e específica no seu estilo de vida e de modo assertivo. Em uma psicoterapia, os pacientes conseguirão ganhos efetivos nas suas relações sociais, profissionais, amorosas, acadêmicas e familiares.
A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano. Segundo Gérson Alves, “o terapeuta comportamental tem como premissa, ensinar o sujeito novas formas de lidar e enfrentar as dificuldades da vida. ”
Porém, a atuação do psicólogo também é fruto de um esforço para buscar seu espaço.
Há um histórico de luta para a categoria se firmar na sociedade, com profissionais capazes de modificar o comportamento do sujeito de maneira efetiva, propiciando uma qualidade de vida melhor.
No dia 27 de agosto comemora-se o dia do psicólogo.
A Lei nº 4.119 foi promulgada, regularizando a formação e a profissão no Brasil, ocorreu no dia 27 de agosto de 1962. Desde então, nesta data, são lembradas as lutas e os esforços de profissionais pelo reconhecimento legal da profissão de psicólogo.
Estruturando um Conselho regulamentador da profissão e as diversas associações que foram sendo constituídas no período, auxiliaram a estruturação de um Conselho Federal de Psicologia e de Conselhos Regionais que regulamentam e fiscalizam o exercício profissional. O Conselho Federal desde os primórdios de sua existência mostrou o empenho na elaboração de leis fundamentais visando o fortalecimento da unidade da classe dos psicólogos. Objetivo que vem sendo conquistado até os dias atuais.
Destarte, a Psicologia vem se estruturando e ganhando espaços em diferentes áreas de atuação. Além da área clínica, atua nas áreas: Educacional, organizacional e do trabalho, hospitalar, trânsito, jurídica, esporte, ambiental e comunidades sociais.
A Psicologia, comemora neste ano 56 anos da sua regulamentação, com eventos em 4 (quatro) municípios alagoanos.
O início aconteceu no dia 25 de agosto, (sábado), no município de União dos Palmares. Hoje, dia 27, será em Santana do Ipanema, dia 27 em Arapiraca e fechando as festividades comemorativas no dia 31 (sexta-feira) em Maceió, com a presença de profissionais e acadêmicos. Durante as festividades houve palestras com temas e minicursos, um momento ímpar de conhecimento, promovendo atualizações à categoria.
Parabéns a toda classe de psicólogos e que muitas conquistas sejam alcançadas.
E-mail: [email protected]
Telefone: 3420-1621