Dólar hoje 5,147
24° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Alagoas
Postada em 21/05/2018 14:23 | Atualizada em 21/05/2018 14:32 | Por Jade Katlen

Bombeiros avaliam projetos de pontos de vendas de fogos de artifício

Construção de barracas na Avenida da Paz foi autorizada, mas nenhum local pode comercializar os produtos até o momento
Para que os fogos sejam vendidos para a população, a estrutura física da empresa deve cumprir uma série de requisitos estruturais - Foto: Carla Cleto

As festas juninas estão se aproximando e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está recebendo projetos estruturais de locais para vendas de fogos de artifício, típicos desta época. O processo é dividido em duas etapas, a análise do projeto e a vistoria do local. Até o momento, já foi autorizada a construção das barracas localizadas na Avenida da Paz. Os demais projetos ainda estão em análise. Nenhum local está autorizado a comercializar os produtos ainda, apenas após vistoria e liberação do CBMAL.

Segundo o chefe do setor de vistorias da Superintendência de Atividades Técnicas do CBMAL, major Roberto Wanderdey, o início da comercialização depende da velocidade da entrega do projeto e solicitação de vistoria por parte do proprietário. “Realizamos fiscalizações na parte estrutural das empresas, da segurança e comércio desses produtos de acordo com a legislação vigente”, explicou o oficial.

Para que os fogos sejam vendidos para a população, a estrutura física da empresa deve cumprir uma série de requisitos estruturais como: parede dobrada, teto com escape, extintores, e treinamento dos funcionários para caso de incêndio. No Nordeste também há uma cultura de barracas de fogos, e para estas, os requisitos são diferentes. Elas devem ficar em local isolado, apenas o funcionário pode ter acesso direto aos produtos, entre outros cuidados essenciais para evitar acidentes.

Só é permitida a comercialização de bombas até 1,5 polegadas, inclusive para fogos artesanais, e a partir disso já é necessário treinamento para manuseio, como no caso dos fogos de réveillon, por exemplo. É importante verificar a procedência dos fogos e se o manuseio é seguro, principalmente no caso de fogos artesanais. As denúncias de venda irregular de fogos de artifício devem ser feitas ao Disque-Denúncia 181, que repassará as informações ao Corpo de Bombeiros Militar.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram