Dólar hoje 5,147
24° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Alagoas
Postada em 13/11/2018 18:51 | Por Assessoria

HE do Agreste avança na implantação do projeto AcolheSUS

Etapa para implantação do projeto, teve início nesta terça-feira (13)
Hospital de Emergência Daniel Houly - Foto: Assessoria

Gestores, servidores e profissionais de saúde do Hospital de Emergência Daniel Houly  iniciaram, nesta terça-feira (13), em Arapiraca, mais uma etapa para implantação do Projeto de Qualificação das Práticas de Cuidado a Partir das Portas de Entrada (AcolheSUS).

Sob a direção da médica Regiluce Santos e apoio do secretário de Estado da Saúde Christian Teixeira, o hospital foi indicado pelo Ministério da Saúde para representar Alagoas na experiência-piloto sustentada na interface com a Política Nacional de Humanização (PNH).

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o HE do Agreste  é referência no atendimento a pacientes com traumas de média e alta complexidade em todo o interior de Alagoas.

Desde dezembro do ano passado que o hospital está sediando oficinas e teleconferências, com o apoio de técnicos do Ministério da Saúde e da Sesau, para aperfeiçoar as ações de humanização e fazer o projeto avançar mais.

Ampliação dos cuidados

Nesta terça-feira, o hospital recebeu a visita-guia do representante do Ministério da Saúde e da Coordenação da Política Nacional de Humanização, Diego Santos; da representante estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luzia Malta, e das apoiadoras Mariana Pacheco e Emilly Araújo.

"Esse projeto é muito importante para a efetivação da política nacional de humanização aqui no Hospital de Emergência do Agreste, para proporcionar mais melhorias na qualidade da assistência aos usuários e nos processos de trabalho das equipes e ampliação dos cuidados e oferta de serviços ", explicou Luzia Malta.

O plano de trabalho já incluiu a realização de quatro oficinas para qualificar as equipes nas práticas e diretrizes de acolhimento, tendo como base a Política Nacional de Humanização (PNH) nos serviços de saúde.

O representante do Ministério da Saúde e da Coordenação da Política Nacional de Humanização, Diego Santos, revelou que, nesta quinta etapa de trabalho está sendo feito todo o acompanhamento do fluxo que o usuário percorre, desde a entrada no hospital, recepção, classificação de risco até a consulta médica.

"Vamos juntos identificar as necessidades para qualificação do plano, para debater com as equipes e a direção às estratégias de comunicação interna e externa com o auxílio de dispositivos e ferramentas de clínica ampliada, tendo como foco maior a Política Nacional de Humanização", reforçou Diego Santos, salientando que as visitas de acompanhamento seguem nesta quarta-feira, com a participação das equipes do Hospital de Emergência Daniel Houly.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram