Dólar hoje 5,250
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 19/06/2019 14:06 | Por Agência Alagoas

Unidades de saúde funcionarão normalmente no feriado de Corpus Christi

HGE, UPAs, Ambulatórios 24 Horas e o Samu estarão prontos para atender população local e turistas
Quem for buscar atendimento nas unidades de saúde, equipes estarão de plantão normalmente - Foto: Agência Alagoas

A partir desta quinta-feira (20), as festas juninas começam com mais força em todo o Nordeste, já que é feriado de Corpus Christi, comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica. Neste período, quem for buscar atendimento médico gratuito nas unidades de saúde vinculadas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), pode ficar tranquilo, pois elas funcionarão normalmente, a fim de garantir assistência adequada, com qualidade, no tempo certo e humanizada, não só a população local, mas, também, aos turistas, que não conhecem a rede de saúde alagoana.

Segundo o gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Sesau, Henrique Damasceno, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros Trapiche da Barra e Benedito Bentes, e os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, criados para realizarem os atendimentos mais simples – assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade -, estarão funcionando sem interrupções. São eles: Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins; Denilma Bulhões, Benedito Bentes; Miguel Fenelom Câmara, Chã da Jaqueira; João Firemam, no Jacintinho; e Noélia Lessa, na Levada. O Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência, em Maceió; Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; e de Emergência do Agreste, em Arapiraca, irão funcionar normalmente durante o feriado.

Damasceno orienta que o paciente deve procurar as UPAs e os Ambulatórios 24 horas nos casos de vômito, diarreia, pequenos cortes, convulsões, crises de asma ou diabetes e quando estiver com dores de cabeça, barriga ou ouvido.

Já para o HGE, que é referência em atendimento urgência e emergência, o paciente deve se dirigir, sobretudo, por motivo de queimaduras, visto que lá funciona o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e durante os festejos juninos a preocupação é o aumento dos acidentes com fogos e as tradicionais fogueiras ao longo das festas e comemorações.

“Em caso de acidente envolvendo queimaduras, o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor, ou seja, impedir que permaneça o contato do corpo com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente, em seguida, procurar lavar o local com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada. A orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível, e o local mais adequado é o HGE”, recomendou. A unidade hospitalar também atende pacientes que tenham sofrido dor no peito, pancada na cabeça, acidentes graves de moto ou carro, facadas e tiros.

Contudo, o primeiro passo é um dos ambulatórios. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especializada em pediatria.

Samu – As Centrais Maceió e Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as 36 Bases Descentralizadas irão funcionar normalmente na quinta-feira. O serviço, que pode ser acionado por meio do telefone 192, deve ser procurado apenas se a vítima estiver com sintomas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou infarto.

O Samu também deve ser contatado em casos de engasgos, crises hipertensivas, afogamento, choque elétrico, queimaduras graves e acidentes de trânsito. Também é possível acioná-lo em casos de trabalhos de parto, com risco de morte para a mãe ou para o bebê e em situações de fortes hemorragias, como ocorre com os feridos por armas de fogo e branca.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram