Dólar hoje 5,147
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
ASA
Postada em 04/12/2020 08:30 | Atualizada em 04/12/2020 15:17 | Por Assessoria

Reforma do Estádio Coaracy da Mata Fonseca atende lei da acessibilidade

Projeto Mão na Roda fez uma visita técnica à obra de reforma do Estádio Municipal, localizado no bairro Baixão
Projeto Mão na Roda fez uma visita técnica à obra de reforma do Estádio Municipal - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca recebeu, na quinta-feira (03), membros da Associação dos Deficientes Físicos e Mental de Arapiraca (Adfima) e a equipe de paradesporto do Projeto Mão na Roda em uma visita técnica à obra de reforma do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, localizado no bairro Baixão.

O objetivo foi observar o cumprimento da Lei da Acessibilidade (Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000). De acordo com o engenheiro civil Edvaldo Figueredo, responsável pela obra de reforma do Estádio Municipal, durante a visita, os deficientes verificaram in loco a acessibilidade das instalações, como rampa, banheiros, corrimão e guarda-corpo. “A obra foi aprovada também por eles, pois atende às necessidades para acessibilidade das pessoas com deficiência”, assegurou.

O presidente da Adfima, Adriano Targino, destacou que na primeira visita técnica feita pela Adfima às instalações do Fumeirão, em agosto, foram feitas algumas reivindicações ao engenheiro responsável e hoje foi constatado que a obra de reforma está contemplando as necessidades das pessoas com deficiência. “Nós pudemos observar que, após a reforma, o deficiente poderá vir ao Campo do ASA com bastante segurança e poderá se acomodar em um local reservado e amplo, com uma rota de segurança que vai possibilitar que ele venha com sua família, com seus filhos para prestigiar os jogos que acontecerão aqui. Os profissionais responsáveis estão de parabéns, pois atenderam as nossas expectativas”, ressaltou.

O professor Rodolfo Calmon, responsável pelos Projetos de Acessibilidade da Superintendência de Esportes da Secretaria de Educação de Arapiraca e diretor de Esportes do Projeto Mão na Roda, salientou que as melhorias foram feitas, só faltam alguns detalhes no acabamento. “Nós observamos que o estádio já está bastante acolhedor para a pessoa com deficiência. Esse engajamento da Prefeitura de Arapiraca, com o Projeto Mão na Roda e a Adfima vai melhorar a qualidade de vida para as pessoas com deficiência em Arapiraca”, enfatizou.

O jovem Rafael Rodrigues é deficiente físico e faz parte da equipe de paradesporto do Projeto Mão na Roda. Ele é um dos idealizadores desse projeto que é formado por um grupo de jovens que praticam e incentivam o esporte adaptado em Arapiraca. “Nós percebemos que o projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência que foi desenvolvido aqui está incrível, agregando tudo que nós necessitamos, como rampa e bainheiros acessíveis, e nós poderemos acompanhar de perto os espetáculos, com uma ótima visão do estádio”, frisou.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram