Dólar hoje 5,257
25° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Justiça
Postada em 01/12/2020 16:30 | Atualizada em 01/12/2020 16:51 | Por Assessoria - TJ/AL

Cejusc de Arapiraca obtém 42% de acordos no 1º dia da Semana Nacional da Conciliação

Mais de 100 audiências foram agendadas pela unidade; força-tarefa começou na segunda (30) e segue até o dia 4
Audiências da Semana Nacional da Conciliação ocorrem de maneira virtual, por conta da pandemia - Foto: Assessoria

No primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação, o Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Arapiraca realizou 19 audiências, obtendo acordos em oito delas (42%). A força-tarefa teve início na segunda (30) e segue até o próximo dia 4. Mais de 100 audiências foram agendadas pela unidade.

Um dos acordos foi obtido em audiência com a Equatorial. A empresa teria cobrado um valor acima na conta de luz de um cliente, acarretando a falta de pagamento e a inclusão do nome do consumidor em cadastro de devedores.

Decisão da justiça condenou a empresa a pagar danos morais de R$ 3 mil e a retirar o nome do cliente do rol de devedores, além de determinar novo cálculo no valor da conta de luz. Durante a audiência, as partes chegaram a um consenso para finalizar o processo. A Equatorial baixou a conta de luz e pagará ao consumidor R$ 1.200,00 no prazo de 15 dias úteis.

Audiências virtuais

As audiências realizadas pelo Cejusc de Arapiraca envolvem família, cobrança de impostos municipais e indenizações que têm a Equatorial como parte. Por conta da pandemia, elas estão ocorrendo por videoconferência.

"Todas estão sendo realizadas de forma virtual, pela plataforma Zoom. Nesta semana, apenas uma audiência de família será presencial. Uma das partes não tem acesso à tecnologia e vai ao Cejusc participar de lá, numa sala especial com todo o protocolo de segurança", explicou a chefe de secretaria e conciliadora Valkíria Malta.

Ainda segundo ela, as partes gostaram da novidade. "As pessoas não precisam se locomover até o Cejusc, e as audiências ocorrem em um tempo mais curto".

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram