Dólar hoje 5,242
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Palmeira dos Índios
Postada em 20/12/2018 22:58 | Atualizada em 20/12/2018 23:33 | Por Todo Segundo

Novo bispo da Diocese de Palmeira será ordenado em fevereiro

Celebração eucarística ocorrerá em Bragança (PA). Depois disso, Dom Manoel Filho seguirá para Palmeira onde irá assumir o seu posto
Dom Manoel Filho, novo bispo da Diocese de Palmeira dos Índios - Foto: Divulgação

A ordenação episcopal do Padre Manoel de Oliveira Soares Filho, 53 anos, nomeado novo bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, ocorrerá no dia 24 de fevereiro de 2019, em Bragança, estado do Pará. O anuncio foi feito durante entrevista coletiva na última quarta-feira (19), horas depois do religioso ser nomeado bispo pelo Papa Francisco.

De acordo com o padre Raimundo Elias, pároco da Diocese de Bragança, a celebração eucarística ocorrerá às 9h, no ginásio de esporte Dom Eliseu e será presidida por Dom Jesus Maria Berdonces, bispo de Bragança e terá como com celebrantes, Dom Luiz Fernando e Dom Carlos Verzeletti. Depois disso, Dom Manoel Filho seguirá para Palmeira dos Índios onde irá assumir o seu posto.

Manoel de Oliveira Soares Filho, é atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Eliseu (PA). Ele irá substituir Dom Dulcênio Fontes de Matos, que em outubro de 2017, foi anunciado bispo de Campina Grande.

A Diocese de Palmeira dos Índios está sendo administrada por dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares. Manoel Filho será o 5º bispo a assumir a Diocese.

Biografia

Padre Manoel nasceu em 26 de setembro de 1965, em Domingos do Campim (PA). O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário menor Santo Alexandre Saulli, em 20/02/1983. Cursou Filosofia no seminário arquidiocesano São Pio X e Teologia no Instituto Pastoral Regional, ambos em Belém (PA). Também formou-se em Ciências da Religião pela Universidade Vale do Acaraú, em 2003, e em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008. Possui pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Ordenamento Territorial também pela UFPA.

Em 28/06/1992, ordenou-se diácono na paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondo do Pará (PA). Ordenou-se padre em 26/09/1993, em São Domingo do Capim (PA). Foi vigário nas paróquias Santa Luzia do Pará, em cidade homônima, Nossa Senhora da Conceição, em Ourém (PA), Sagrado Coração de Jesus, em Bragança (PA), Nossa Senhora da Piedade, Irituia (PA) e Nossa Senhora Aparecida, Dom Eliseu (PA). Exerceu as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral, de 1996 a 2001; Desde 2000, é membro do Conselho Presbiteral. Também é vigário geral.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram