Dólar hoje 5,186
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 25/02/2021 08:27 | Atualizada em 25/02/2021 08:34

ASA: Invencibilidade sem um futebol convincente "fere" as estatísticas

Após jogar seis jogos na temporada e ganhar o título da Copa Alagoas, alvinegro ainda não perdeu.
Técnico Lorival Santos no comando do ASA.

Estatística: é uma ciência que estuda a coleta, a organização, a análise e o registro de dados por amostras.

Nem mesmo o futebol que não é exato e previsível consegue fugir dos números. O "contra fatos não há argumentos" é aplicado de forma veemente todo santo dia. E eu estaria sendo incoerente se pensasse diferente. Até porque, também, sou adepto aos números. No entanto, sou apaixonado pelo bom rendimento.

O ASA está invicto na temporada e é um fato indiscutível. Até aqui, foram 6 jogos (5 na Copa Alagoas e 1 no Campeonato Alagoano); com 2 vitórias e 4 empates. Ou seja, de 18 pontos em disputa, o time conseguiu 10 - pouco mais de 50% de aproveitamento. Fez 6 gols e sofreu 4; não sofrendo gols em 4 partidas e não marcando em 2.

Os inquestionáveis números esbarram em um grande aliado da estatística: o desempenho. E o do ASA, amigos, está longe de ser bom e ideal.

É como se fosse um relacionamento conturbado - onde está bom apenas para um. Algo que incomoda de forma desgastante uma relação que deveria ser harmoniosa; com os dois caminhando em uma só direção. Num só rumo. Talvez eu tenha exagerado na metáfora, mas vocês devem ter entendido.

O que eu quero dizer é o seguinte: sabemos que os números estão do lado do ASA e que eles não mentem. Ou seja, em qualquer discussão, se eles forem mostrados, não haverá narrativas - contra eles. No entanto, contra o desempenho sim.

A invencibilidade - as vezes ou por vezes - engana. Ela pode esconder um futebol pouco vistoso e minimamente convincente. Mascarando erros e falhas De um time que não tem, ainda, um padrão e que tem, apenas, lampejos de uma possível evolução - nada mais. Ou de um time pouco produtivo na parte de criação e que não tem variações de jogadas ofensivas.

Não sei se deu para perceber, mas é uma descrição do que vejo, atualmente, do ASA. Um time invicto que, ainda, não deu uma resposta positiva em suas performances.

Por isso, não perder é ótimo - logicamente. Entretanto, não perder e tendo um bom desempenho, é melhor ainda. Apesar disso, ainda há tempo de salvar o "casal" que ainda não está no mesmo compasso - a estatística e bom desempenho.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram