Dólar hoje 5,133
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 25/11/2020 07:26

ASA: Sem margem para novos erros, planejamento para 2021 começa a ser montado

Diretoria anunciou a contratação do técnico Lorival Santos, de 58 anos.
Técnico Lorival Santos, quando comandou o ASA ainda em 2020.

Os trabalhos começaram no Gigante. Logo, a esperança do torcedor alvinegro se renova.

Após reunião na noite desta terça-feira (24), a diretoria anunciou a contratação do técnico Lorival Santos para a próxima temporada. O treinador comandou o time alvinegro ainda neste ano por 45 dias, antes das suspensões dos contratos por conta da paralisação em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Lorival tem experiência em campeonatos das séries B, C e D. Em Alagoas já trabalhou no CSA, Murici, CSE, Coruripe, Corinthians e ASA. Além de alguns clubes em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná e São Paulo. Teve experiência também fora do Brasil, no Iraque (no Al-Shorta Bagdad).

Experiência, vontade de trabalhar e felicidade por poder retornar a Arapiraca. Mas o que esperar do professor?

Primeiramente, precisamos falar sobre os conceitos de planejamento que serão usados pela diretoria. Em termos de organização, estrutura e principalmente: montagem do elenco.

O ASA, mais uma vez, começará do zero. Tendo que remontar e refazer seu elenco quase que 100%. Por isso, parto do princípio de que o conjunto de jogadores deve ser formado de acordo com as características de seu técnico - não que ele tenha que indicar tudo e todos, mas é algo primordial.

Mesmo sabendo das dificuldades financeiras do clube e nos embaraços que acontecem para contratar, é algo que deve ser entregue para qualquer um que seja contratado para comandar a equipe.

Um elenco que tenha o perfil de jogo do seu treinador, ele sai na frente. Se é um técnico que goste de um time leve ou mais forte; que seja mais sistemático ou dinâmico; ofensivo ou mais pragmático; reativo ou proativo. São questões de metodologia e de característica que influenciam diretamente no desempenho em campo.

Por exemplo, imaginem um técnico com perfil agressivo e ofensivo tendo nas mãos um time com atributos defensivos; ou um técnico que goste de dinamismo e posse de bola, porém, tem um time lento e "pesado". As peças não se encaixam. E dificilmente o trabalho será bem executado - e é disso que estou falando.

São critérios que deixarão, certamente, o trabalho harmônico. Principalmente porque haverá o tempo de pré-temporada, readaptação e novo ciclo de trabalho. Usando a diretriz de unir os aspectos comando e material humano, certamente o rumo para o objetivo final será alcançado.

Tudo isso é garantia de êxito? Talvez. No futebol não há exatidão. No entanto, tendo tais conceitos haverá muito mais possibilidades para acertos futuros. Além disso, a direção está no rumo certo, pois está adiantando todo o planejamento. Agora, o que resta é trabalhar para fortalecer a equipe.

Mas André, e o professor? Foi um bom nome? O que esperar dele?

Lorival é experiente, estudioso e tem características de ter o vestiário nas mãos. Sabe montar seu sistema de acordo com o que tem ou com o que as situações e circunstâncias pedem. Por isso é essencial a formação do elenco espelhar o seu perfil. Seu entendimento e segmento.

No mais, é esperar que o trabalho seja feito de forma séria e organizada. Para que o ASA volte a figurar, ainda mais, no cenário do futebol nacional. O caminho até o momento está correto, o decorrer dele que devemos esperar - pelos bons resultados, lógico.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram