Dólar hoje 5,204
27° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 22/01/2020 07:52

ASA: Título importante no profissional; mas, e a base?

Segundo informações, as categorias de base do clube estão inativas.

Pela terceira vez e ano, meu presságio se concretiza. A base do ASA só é vista, valorizada e trabalhada, quando o profissional não está jogando.

Não é repetição de post ou de comentário. É algo até clichê, de uma cultura que enraizou dentro do clube. A de só da valor aos meninos quando os "marmanjos" estão inativos. Algo totalmente equivocado por parte de quem comanda a "pasta" e o clube.

Segundo informações, da própria assessoria do clube, nenhuma das categorias está ativa. Que são: sub-15, sub-17 e sub-20.

Com relação a competições, a FAF (Federação Alagoana de Futebol) divulgou, ano passado, o calendário básico de competições para 2020 (que pode sofrer alterações). O estadual Sub-17 está previsto para ter início no dia 08 de março; em maio, no dia 10, os clubes iniciam o Sub-20 e no dia 13 de setembro, o Sub-15.

Fazendo as contas, de hoje até o dia que se inicia a primeira competição (sub-17), serão 45 dias. Um tempo até razoável para uma preparação. Porém, alguns aspectos podem diminuir o tempo e atrapalhar o trabalho. Por exemplo, a reformulação do time, montagem de estrutura e como de praxe, as avaliações.

Novamente, mais uma vez, de novo, o mesmo assunto: desvalorização da base. Fator que já virou rotina do ASA.

O reflexo disso está em números, participações ruins em campeonatos e escassez de revelações. Subir um garoto para o profissional só por subir, é um erro. Alguns que lá estão, tiveram etapas queimadas. Justamente pelo trabalho de base, que é deficitário. Podem ter talento, lógico. No entanto, não são promovidos com uma preparação ideal.

Uma triste realidade, que poderia ser totalmente diferente. Por esses e outros motivos que não vemos mais nenhum garoto despontando com maior qualidade, titularidade absoluta ou gerando grana para o clube. Algo que já aconteceu há anos atrás. Inclusive, em todos os títulos estaduais (onde sempre tinha alguém da base ou região), na campanha até a final da Copa do Nordeste e nas boas campanhas em Copas do Brasil e Série B.

Portanto, é o aniversário de três anos de previsão. Que, inclusive, será sempre lembrada. Pois, por mim, a bandeira da base será sempre levantada. Pena que quem deveria levantá-la não faz, infelizmente. E, anotem! Em um determinado período, os meninos voltarão a ter valor. Me cobrem.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram