Dólar hoje 5,204
27° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 07/06/2019 07:58 | Atualizada em 07/06/2019 08:08

SELEÇÃO BRASILEIRA: A busca de nossas meninas pelo primeiro título de Copa do Mundo

Mundial na França terá início hoje com as donas da casa enfrentando a Coreia do Sul. Brasil joga no domingo (9) contra a Jamaica, às 10h30 (horário de Brasília).

Mais uma possibiliade de conseguir o maior sonho, de tantos outros já conquistados. De tantos tabus quebrados.

Desde o primeiro jogo internacional em 22 de Julho de 1986. Uma derrota contra os Estados Unidos por 2x1. Revés que ficou em segundo plano. Em primeiro, um recado deixado e dado: Estamos aqui!

Uma luta que vem de muito, mas muito antes disso. Em 14 de Abril de 1941, no Brasil, um decreto/lei proibia mulheres de praticar tais atividades desportivas. Deixando subtentido que era o futebol. Em 1979 deixa de ser proibido, mas não regulamentado. Ou seja, praticamente a mesma coisa. E enfim chegou 1983, ano da regulamentação. Porém, não da "aceitação".

Nossas pioneiras sofreram e ainda sofrem. Foram humilhadas, sofreram injúrias. Criaram esteriótipos e inventavam desculpas para mascarar o óbvio: o preconceito. Foram chamada de frágeis. De "mulher macho" a "sapatão". Eram agredidas por fazer o que amavam e ainda amam, que é jogar futebol. Foi doloroso. Ainda é. Mesmo que em menos proporção.

"Futebol é para homem" Eles dizem. Que nada! O futebol é para todos. Para eles. Elas. Nós.

Mais uma Copa do Mundo se inicia. A primeira aconteceu em 1991, na China. Nossas meninas estavam lá. Guerreando, lutando. Nosso primeiro gol em mundiais saiu dos pés da zagueira Elane. Saiu do dela, mas carregou todas em um só chute. Acho que a força veio disso. Como uma por todas e todas por uma.

Nossa primeira medalha veio em 1999, nos Estados Unidos. Um bronze, que valeu ouro. Mesmo valor que todas tiveram até chegar aqui. Da Elane, Sissi, Michael Jackson, Pretinha, Formiga, Cristiane e várias outras. Até chegar na melhor de todos os tempos, Marta. E não! Ela não é o Pelé do futebol feminino. Ela é "só" a Marta. A melhor do futebol feminino.

Pontanto, vão meninas! Sejam resistentes como sempre foram. O futebol é de vocês também. Joguem por vocês, não para provar algo. Vocês não precisam mais. Sejam destemidas como sempre foram. O mundo é de vocês. Conquistem-o. Sem fragilidade. Sem paradigmas criados por gente miúda. Vocês são gigantes. O maior título vocês já conquistaram. O da coragem. Sejam felizes. Força! Estaremos com vocês.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram