Dólar hoje 5,167
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Jacson Tigre

Sobre o autor

Escritor, Jornalista, Locutor Publicitário, Apresentador e Radialista Brasileiro DRT: 1096 Rádio e TV. Atualmente trabalha na Pajuçara FM Arapiraca.
Postada em 19/12/2020 09:36 | Atualizada em 31/03/2021 12:24

Palmeira dos Índios: Radialista palmeirense cria perfil de bairro histórico da cidade

O perfil no Instagram “Alto do Cruzeiro”.
Alto do Cruzeiro - Foto: Instagram

O radialista Kall Mello de Palmeira dos Índios, criou o perfil Alto do Cruzeiro na rede social Instagram, bairro histórico onde nasceu e cresceu. A conta foi ao ar no último domingo (13), suas publicações falam sobre as histórias de um dos bairros mais antigos e representativos da princesa do agreste e sertão alagoano.

O perfil Alto do Cruzeiro já ganhou e vem ganhando vários seguidores que vêm interagindo diariamente. Todos os dias tem publicações históricas do bairro com fotos e vídeos, inclusive da cidade.

Um dos seguidores do perfil é o professor Cosme Rogério, que fez elogios ao trabalho realizado pelo administrador da conta.

“Minhas congratulações, meus parabéns pelo perfil do Alto do Cruzeiro”, disse.


Cosme fez um breve relato sobre a história do bairro.

A origem:

O lugar é bastante antigo, inclusive se junta com a origem da própria cidade. A cidade se origina ao redor desse pé de Serra e o primeiro nome do lugar, o primeiro nome mesmo, era Serra da Palmeira, que era o nome do lugar todo, depois vira Palmeira dos Índios.

Segundo conta os antigos, existia uma Palmeira que era frondosa e se destacava das demais, por isso que era chamada de Serra da Palmeira. Era um marco na estrada, na trilha para os que passavam.

Um nome ancestral do Alto do Cruzeiro era Alto dos Bodes, inclusive é assim referido a comunidade na literatura de Graciliano Ramos, no romance Caetés, na música de Jacinto Silva, A mulher de Mané Amaro, que morava no Alto dos Bodes.

O crescimento do bairro:

O crescimento urbano do lugar e a alteração do nome vem a partir dos anos sessenta com os Vicentinos construindo casas, moradias para os mais pobres.

Essas casas eram construídas com cantorias, coco para apilar os chãos das casas, muita cachaça, feijoada, buchada. Foi nesses mutirões que foram construídas essas casas, a área não era muito habitada.

Se você pretende conhecer mais sobre a história do bairro Alto do Cruzeiro e de Palmeira dos Índios. Siga o perfil no Instagram. Alto do Cruzeiro

Acompanhar mais aqui: @altodocruzeitopdi

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram