Dólar hoje 5,242
23° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Paulo Marcello

Sobre o autor

Paulo Marcello Tavares - Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional (locutor e repórter) desde 1988, além de apresentador e animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Postada em 09/08/2022 17:15 | Atualizada em 09/08/2022 17:36

Polarização entre Paulo Dantas e Fernando Collor se consolida em Alagoas

Presidente da Fundepes acredita que viabilidade de 3ª via é cada vez mais improvável
Paulo Dantas (MDB) aparece na frente como preferência de 29,9% dos entrevistados - Foto: Poder360

O presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Ricardo Wanderley, avalia que a pesquisa divulgada na última segunda-feira (8) mostra que a polarização entre o governador Paulo Dantas (MDB) e o senador Fernando Collor (PTB) está praticamente consolidada.

A pesquisa ouviu 1.311 alagoanos, em todas as regiões, sobre as eleições para o Governo do Estado e ao Senado. A inquirição foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo AL-03852/2022 e tem margem de erro máximo estimada de 3% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 97%.

Um dos fatores que leva à condição de polarização desta eleição é que os dois principais candidatos ao governo dividem cerca de 50% das intenções de voto dos eleitores, inclusive em levantamentos de outros institutos de pesquisa, divulgados anteriormente. Enquanto que os dois últimos colocados (Rui Palmeira e Rodrigo Cunha) somam apenas 20% na opção do eleitorado, inclusive com tendência de queda.

Governo

De acordo com a pesquisa Fundepes, Paulo Dantas aparece na liderança com 29,9% dos entrevistados. Em seguida aparece Fernando Collor com 20,3%. Bem mais distante estão Rodrigo Cunha (UB) e Rui Palmeira (PSD) com 13,5% e 7,2%, respectivamente. 4,7% dos entrevistados disseram que não iriam votar, 7,5% votariam em branco ou nulo e 16,9% não souberam responder.

Num eventual segundo turno entre Paulo Dantas e Fernando Collor, 40,2% dos entrevistados votariam no atual governador, enquanto outros 26,08% votariam em Collor; Os eleitores que disseram que não irão votar somam 9,49% não iriam votar, 10,38% votariam em branco ou nulo e 13,86% não souberam ou preferiram não responder.

Senado 

A Fundepes também perguntou em os alagoanos votariam para o Senado Federal. Na frente, aparece Renan Filho (MDB), com 56,25% das intenções de voto, seguido por Davi Davino Filho (Progressistas), com 18,5%, e Mário Agra, com 1,91%. 9,76% disseram que não iriam votar, 2,53% votariam em branco ou nulo e 11,06% não souberam responder.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram