Dólar hoje 5,206
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Cultura
Postada em 28/12/2020 14:46 | Por Davi Salsa / Assessoria

Gilberto Barbosa lança terceiro livro em Limoeiro de Anadia

Livro valoriza a beleza local, foi produzido com amor, carinho e respeito ao povo do município
Escritor, Gilberto Barbosa lança terceiro livro em Limoeiro de Anadia - Foto: Davi Salsa / Assessoria

Conhecer a história de uma cidade significa resgatar e preservar sua tradição e memória.  

Com o livro intitulado “Limoeiro de Anadia - Cidade da Gente”, o escritor, professor e historiador Gilberto Barbosa está lançando, nesta terça-feira (29), a sua terceira obra literária.  

Um livro que valoriza a beleza local, produzido com amor, carinho e respeito ao povo de Limoeiro de Anadia, e, para Gilberto Barbosa, a frase normalmente atribuída ao filósofo Sócrates está correta. 

 “Todo ser humano precisa conhecer a história de seus antepassados, de sua localidade, do seu povo e de si próprio. O conhecimento nos faz ter uma identidade. A cultura é grande fonte de conhecimento e de inspiração de um povo. Ela é capaz de explicar quem somos e mostrar o caminho que devemos percorrer para crescermos sempre. Um povo sem cultura é um povo que não conhece a própria história, é como uma árvore sem raízes”, salienta. 

O escritor diz que, entre outras coisas, o livro nasceu justamente com o objetivo de atender um público essencial para irradiar questões históricas recém-descobertas e respondidas: o estudante.  

Quem seria Antônio Rodrigues? Qual a origem de Limoeiro? O que é sabido era de que ele, Antônio Rodrigues, seria o fundador do local onde se desenvolveu o povoado e a cidade de Limoeiro de Anadia. E que havia duas lendas para explicar a história do nome “limoeiro”.  

Tudo parecia um mito, uma história contada de pessoa para pessoa e que havia chegado aos nossos tempos sem nenhuma comprovação dos fatos. O livro pretende dar as respostas sobre questões que, até então, não chegaram ao conhecimento dos moradores e visitantes.  

Biografia 

Nascido no Rio de Janeiro, Gilberto Barbosa chegou em Alagoas com apenas um ano de vida. É filho de duas famílias tradicionais de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca, onde passou sua infância e juventude entre as duas cidades. 

É graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e possui pós-graduação em várias especialidades pela Uneal e pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (Fera). 

É professor das redes estadual e municipal de ensino e membro do grupo de trabalho, denominado Humanas, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), sendo um dos organizadores da Olimpíada de História de Alagoas, desde 2017. 

Sua primeira obra literária, “Fragmentos de Uma História: Índios, Brancos e Negros no Processo de Construção da Identidade Socioeconômica e Política de Limoeiro de Anadia”, foi lançada no ano de 2011. 

O segundo trabalho, intitulado “Crônicas de Limoeiro”, foi lançado no ano passado, em Maceió, durante a Bienal Internacional do Livro. 

Gilberto Barbosa também publicou vários artigos em livros, revistas e outros periódicos no estado de Alagoas. 

É membro efetivo da União Brasileira de Escritores (UBE) e membro honorário da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala).

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram