Dólar hoje 5,299
24° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 15/11/2025 09:17

ANÁLISE: Como a mudança de função pode potencializar o jogo do meia Sammuel do ASA

Técnico Dico Woolley afirmou em entrevista que deve modificar o posicionamento do meio-campista
Sammuel, meia do ASA - Foto: ASCOM/ASA

  Uma mudança que pode gerar a potencialização.

O técnico do ASA, DIco Woolley, afirmou que pretende utilizar o meio-campista Sammuel em outra função na temporada 2026.

Antes de falar sobre esta nova ideia, é preciso compreender a diferença entre POSIÇÃO x FUNÇÃO dentro do futebol.

Os dois aspectos não têm definicões iguais, no entanto, como vários outros fatores no jogo, estão interligados.

Posição é a região do campo que o jogador ocupa, um espaço ocupado em qualquer que seja o esquema tático. Por exemplo: goleiro, lateral, zagueiro, volante, meia, ponta e atacante. São posições.

Já a função, sempre estará dentro da posição, ou seja, são as ações realizadas nas fases do jogo. A execução no papel dentro da posição em determinado modelo, plano ou estratégia. Exemplificando: um "falso nove", primeiro volante, um lateral que faz a dobra no corredor sendo ponta ou um zagueiro que joga de volante. Estas são funções.

Por isso, existe sim correlação entre as duas condições, porém, não são iguais.

No caso do meia Sammuel, o técnico Dico Woolley entende que por suas características, o jogador pode executar muito bem a função de segundo volante, sendo um jogador que vem de trás e participa das iniciações e construções das jogadas ofensivas.

Samuca é um meia 'motorzinho', dinâmico, percorre uma grande distância em campo, tem intensidade, sempre se apresenta para dar opção para os companheiros e principalmente, tem um bom passe - especialmente o passe para frente, aquele que quebra linhas e "acha" os jogadores mais avançados.

Na função de volante, jogando de frente para o jogo, teria naturalmente o campo de ação ampliado. Já na fase defensiva, no momento sem a bola, o encaixe de espaço seria obviamente na segunda linha, quando o time estivesse no 4-4-2.

É claro que para toda mudança, existem adaptações. Sejam elas de posicionamento, fundamentos ou gestos técnicos. São condições ajustáveis e que certamente o treinador alvinegro irá trabalhá-las diariamente com o atleta.

Em meu ponto de vista, é uma boa ideia. Especialmente porque Sammuel reúne todas as características de um jogador desta função: um "meia passador". Por isso, há grandes chances desta nova concepção potencializar as valências do meia.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Postagens Anteriores123456Próximas Postagens
Instagram