O futebol da América do Sul está oficialmente rendido ao Botafogo. Neste sábado (30), o Glorioso alcançou a maior conquista em 120 anos de história. Mesmo perdendo o volante Gregore expulso com menos de um minuto de jogo, a equipe carioca venceu o Atlético-MG por 3 a 1, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, garantindo o título inédito da Libertadores.
A conquista marca o fim de um longo jejum de títulos para além do âmbito carioca ou regional. O último grande troféu erguido pelo Botafogo era a do Campeonato Brasileiro de 1995, liderado pelo artilheiro Túlio Maravilha. De lá para cá, o Alvinegro até venceu cinco Estaduais (1997, 2006, 2010, 2013 e 2018) e um Torneio Rio São-Paulo em 1998, mas acumulou três rebaixamentos à Série B em menos de 20 anos.
A volta por cima
A Libertadores é o primeiro título desde que a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube foi comprada pelo empresário inglês John Textor. No ano passado, o Botafogo esteve perto de conquistar o Brasileirão, com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado ao final do primeiro turno, mas teve grande queda de produção na metade final da competição. Após 11 jogos sem vencer e viradas inacreditáveis sofridas contra Palmeiras e Grêmio, a equipe terminou o campeonato em quinto lugar.
A derrocada obrigou o Botafogo a disputar a fase preliminar da Libertadores deste ano, passando por Aurora, da Bolívia, e Red Bull Bragantino para chegarem à fase de grupos. Apesar do início ruim, com derrotas para Junior Barranquilla, da Colômbia, e LDU, do Equador, o Glorioso emplacou três vitórias seguidas e se classificou ao mata-mata onde bateu Palmeiras, São Paulo (ambos de forma dramática) e Penãrol, do Uruguai, este último com direito a goleada por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
A volta por cima pós-2023 está coroada, mas pode ficar ainda mais gloriosa. O Botafogo lidera o Brasileirão com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras, restando duas rodadas para o fim da competição - Internacional e Fortaleza, com 65 pontos e três jogos pela frente, ainda podem alcançar o Alvinegro.
Partiu, Mundial
De quebra, o Botafogo se credenciou a duas competições da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A primeira é a Copa Intercontinental, que substitui, no calendário, o Mundial de Clubes. No dia 11 de dezembro, em Doha, no Catar, o Glorioso encara o Pachuca, do México, vencedor da Concacaf (entidade responsável pela modalidade no Caribe e nas Américas do Norte e Central). Quem passar, pega na semifinal o Al-Ahly, do Egito, campeão africano. A final será contra o Real Madrid, da Espanha, ganhador da Liga dos Campeões da Europa.
Já entre 15 de junho e 13 de julho, o desafio será o novo Mundial da Fifa, nos Estados Unidos. O torneio reunirá 32 clubes, sendo seis da América do Sul. Quatro deles são os brasileiros campeões das últimas edições da Libertadores. Além do Botafogo, estarão Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023). Os argentinos Boca Juniors e River Plate completam os representantes sul-americanos.
E agora, Galo?
O Atlético-MG, por sua vez, voltou a ser derrotado em uma final de 2024, após perder a Copa do Brasil para o Flamengo. Sem vencer há 11 partidas, sendo sete pelo Brasileirão, o Galo caiu na tabela do campeonato nacional e aparece na décima posição, com 44 pontos, a três do Bahia, oitavo colocado e que, com o título do Botafogo, passou a herdar uma vaga na fase preliminar da próxima Libertadores. Resta aos mineiros correr atrás de uma nova chance para tentar o bi em 2025.
Um a menos, dois a mais
Trinta e três segundos. Disputa de bola no círculo central entre Gregore, do Botafogo, e Fausto Vera, do Atlético-MG. O volante do Glorioso atinge a cabeça do argentino, que sangra. O árbitro Facundo Tello não tem dúvidas: cartão vermelho. Com menos de um minuto de jogo, os cariocas já estavam com um homem a menos na partida mais esperada da temporada.
A expectativa era tanto de pressão atleticana, fazendo valer a superioridade numérica em campo, como de alguma mudança por parte do Botafogo, para conter os ataques do adversário, reforçando o sistema de meio-campo ou defensivo com a saída de um atacante. Nem uma coisa, nem outra. O Galo se postou no campo ofensivo, mas assustou somente em chutes da entrada da área do atacante Hulk, defendidos pelo goleiro John.
Com apenas 22% de posse de bola, 79 passes trocados e um jogador a menos, o Botafogo foi letal. Aos 34 minutos, aventurou-se pela primeira vez no ataque. Na base da troca de passes, o meia Thiago Almada abriu para o atacante Luiz Henrique, que escapou da marcação pela esquerda ao invadir a área e rolou para o volante Marlon Freitas chutar. A batida explodiu no zagueiro Júnior Alonso e sobrou para Luiz Henrique, que mandou para as redes.
O Botafogo soube aproveitar a instabilidade do Atlético-MG. Aos 41, na segunda investida dos cariocas, Everson e Guilherme Arana não se entenderam na marcação e Luiz Henrique se antecipou ao lateral do Galo. O goleiro, então, derrubou o atacante do Glorioso na entrada da área. Com ajuda do árbitro de vídeo (VAR), Facundo Tello deu pênalti, que o lateral Alex Telles bateu e converteu.
Fogão se segura e comemora
Para a etapa final, Gabriel Milito promoveu logo três mudanças, com as entradas do lateral Mariano, do meia Bernard e do atacante Eduardo Vargas nas vagas do zagueiro Lyanco e dos meias Gustavo Scarpa e Fausto Vera. Com um minuto, as trocas já deram resultado. No primeiro ataque do Galo, escanteio. Hulk cobrou na área e Vargas, livre, sem precisar saltar, mandou de cabeça, no ângulo de John, descontando para o Atlético-MG. Aos oito, os mineiros reclamaram de um pênalti de Marlon Freitas em Deyverson, que não teria sido marcado.
Os gritos de "Eu acredito!", entoados pela torcida atleticana na campanha do título da Libertadores de 2013, tomaram o Monumental. Percebendo o crescimento do adversário, Arthur Jorge respondeu às trocas de Milito, mandando a campo o volante Danilo Barbosa na vaga do meia Jefferson Savarino e o lateral Marçal no lugar de Alex Telles - que já tinha amarelo.
Com Hulk e Mariano ditando o ritmo, o Atlético-MG não saía do campo ofensivo, obrigando os jogadores de frente do Botafogo, como Luiz Henrique e Almada, a reforçarem o sistema defensivo, com dificuldades para contra-atacar. Arthur Jorge, então, trocou a dupla por Júnior Santos e Matheus Martins. Em resposta, Milito deu novo gás ao comando de ataque, com Alan Kardec substituindo Deyverson.
O Galo intensificou a pressão nos instantes finais. Aos 41, Mariano lançou Vargas, que se antecipou à marcação pelo meio e desviou por cima do travessão, com muito perigo. O chileno teve outra grande chance no lance seguinte, em recuo de bola ruim do zagueiro Adryelson que o deixou na frente de John, mas errou na tentativa de encobrir o goleiro.
As oportunidades perdidas fizeram falta. Aos 52 minutos, Júnior Santos fez bela jogada pela direita e tentou cruzar rasteiro para Matheus Martins. O volante Alan Franco até fez o corte, mas o próprio Júnior Santos conferiu para as redes, anotando o décimo gol dele na Libertadores, encerrando a competição como artilheiro. O gol do título.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você pode se perguntar por que é que você pode obter o controle de tantas partes da sua vida, mas nada parece dar certo quando se trata de romance? Descarte a noção de que você é indigno de amor. Não tente se retratar como alguém que não é. Talvez você esteja confundindo as pessoas ao seu redor projetando uma imagem completamente diferente de quem você realmente é. Previsão para 03/04/2025
Tente ficar do lado mais leve hoje, Taurus. Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer. Você é a ponte que conecta uma ilha à costa. A água está subindo e a ilha está prestes a ser completamente submersa. As pessoas estão se esforçando para alcançá -lo. Tenha cuidado para que a situação não se torne uma questão de auto-sacrifício. A ponte está apto a ceder ou até quebrar com tanto peso e pressão. Previsão para 03/04/2025
Você pode estar tentando lidar com as coisas de uma maneira organizada e ordenada hoje, Gêmeos. Tente não ficar muito frustrado se as coisas não funcionarem exatamente da maneira que você gostaria. A tensão pode ocorrer quando surgirem questões do coração para discussão. As pessoas podem ficar bastante emocionais, enviando seu plano limpo e ordenado pela janela. Previsão para 03/04/2025
Quando você pensou que tinha amor e romance, tudo funcionou em sua cabeça, câncer, algo ou alguém interrompem para colocar seu coração em um giro mais uma vez. Mais do que provável, o drama intensamente emocional do dia é uma fase passageira; portanto, tente não ficar muito bem sobre isso. As situações podem parecer vida ou morte hoje, mas lembre -se de que não estão. Previsão para 03/04/2025
Cuidado ao deixar seu coração se empolgar hoje, Leo. As emoções extremas são prováveis, tornando -o muito consciente do seu ambiente e do que as outras pessoas estão pensando em você. Você pode querer se retirar para a floresta e procurar o Conselho com as fadas e trolls. A fantasia é uma maneira fantástica de escapar da intensidade emocional que provavelmente estará no ar em um dia como esse. Previsão para 03/04/2025
Esteja preparado para uma reação emocional que provavelmente hoje é possessiva com seu parceiro romântico, Virgem. Questões sobre liberdade versus comprometimento podem surgir se você está envolvido em um relacionamento próximo ou não. Talvez esses sentimentos sejam simplesmente internos e você está tentando descobrir sua posição sobre o assunto antes de prosseguir. Previsão para 03/04/2025
Você pode se sentir bloqueado por todos os lados hoje, Libra, sem esconderijo de fuga. Há um forte conjunto de forças agindo de forma a fazer você se sentir responsável por alguma bagunça que ocorreu em sua vida. Lembre -se de que, quando se trata de parcerias, são necessários dois para fazer ou quebrar uma situação. Não culpe tudo por si mesmo. Previsão para 03/04/2025
Suas emoções podem ser bastante fortes hoje, Escorpião. Você pode achar difícil agir sem ter sentimentos intensos entrando em cena. Tenha cuidado ao falar sem primeiro pensar em como suas palavras afetarão outras pessoas. É importante que você seja receptivo para sintonizar a atividade ao seu redor. Estar aberto às opiniões de outras pessoas. Previsão para 03/04/2025
Outras pessoas podem achar difícil lidar com a intensidade de hoje, Sagitário, mas você será bastante hábil em se encaixar em qualquer situação que surgir. As águas podem ficar bastante difíceis, especialmente quando se trata de amor e romance, mas sabem que o barco em que você está é marítimo. Também há espaço para os outros, então deixe mais pessoas a bordo. Previsão para 03/04/2025
As questões do coração podem ser um pouco difíceis de lidar agora, Capricórnio. Tente não desligar completamente os canais de comunicação enquanto trabalha para lidar com esses problemas. É vital que você abra os canais mais largos e traga mais de seus sentimentos à superfície. Pessoas compassivas vão ouvir você e ajudar a resolver suas emoções se você as deixar. Previsão para 03/04/2025
Você pode ficar frustrado hoje quando as pessoas não parecem agir racionalmente. Para você, Aquário, os problemas podem ser perfeitamente cortados e secos. Lembre -se de que nem todo mundo vê o mundo da maneira que você faz. Há um elemento de emoção forte que provavelmente tocará em cena, um elemento que você provavelmente não conseguiu levar em consideração. Anote isso à medida que passa pelo seu dia. Previsão para 03/04/2025
Vá mais fundo sob a superfície hoje, Peixes. Você pode se dar bem com a maneira como agora lida com as coisas. Lembre -se, no entanto, que é provável que você progride seu caminho até aumentar a intensidade. Se não o fizer, você pode achar que alguém aparece para você. De repente, emoções voláteis podem pegá -lo de surpresa e você estará se debatendo para obter apoio. Fique à frente do jogo. Previsão para 03/04/2025