Soassem no início da madrugada desta quinta-feira as sete trombetas do apocalipse, deixasse o mundo de existir, deixasse o futebol de existir também (o que talvez seja ainda mais grave), Atlético-MG e Cruzeiro poderiam mergulhar na eternidade aconchegados na certeza de que gravaram no campo do Independência, instantes antes, o maior episódio de suas vidas como seres inseparáveis, como entidades unas, como eternos rivais que não vivem um sem o outro.
A vitória de 2 a 0 do Galo, gols de Luan e Dátolo, foi o primeiro episódio dos dias mais emblemáticos de rivalidade entre os dois gigantes de Minas Gerais – terra tão vasta quanto é seu futebol. Eles jamais decidiram um campeonato nacional. Pois chegou o momento, e quem começou a se apossar dele foi o Atlético. Até derrota por um gol no Mineirão, dia 26, torna o time de Levir Culpi campeão.
Afinal, vantagem de 2 a 0 em um clássico desse tamanho não é pouca coisa. É enorme. É coisa de doido, de Galo Doido, de “doidinho” – como é chamado Luan, o autor do primeiro gol, o atacante que cantou o hino do Atlético no banco de reservas da Ponte Preta, quando foi enfrentar seu futuro time no Independência, o jogador que carrega no braço, tatuada, uma frase de Garrincha: “O que eu queria eu fiz e faço até hoje, que é brincar de bola”. Coisa de doido como só um argentino é capaz de ficar em um clássico. Dátolo, um dos melhores em campo, marcou o segundo na etapa final.
A maluquice é que os atleticanos, em uma noite sem poréns em campo, precisam lidar com uma ressalva: não são campeões ainda. Longe disso. E por uma série de motivos: o time do Cruzeiro é muito bom; o aproveitamento celeste no novo Mineirão é de 86%; a casa será toda azul, somente com torcida cruzeirense. Mas controlar o rival virou uma especialidade alvinegra: no sexto clássico do ano, foi a terceira vitória do Atlético, e os outros terminaram empatados. Nada de o Cruzeiro vencer ainda.
Certo é que as trombetas do apocalipse não serão loucas de tocar até lá. Há um clássico de sair faísca pela frente. Para ser campeão, o Cruzeiro precisa vencer por três gols de diferença ou devolver os 2 a 0 e tentar a sorte nos pênaltis. Se o Atlético fizer um gol, a Raposa precisará fazer quatro.
Luan, imune a pressões
Pressão mesmo Luan sentia quando jogava nos campos de barro de São Miguel dos Campos, em Alagoas. Menino, ia de pés descalços, olhos arregalados e ouvidos alertas brincar de bola. Era proibido. Se sua mãe o flagrasse ali, ele levaria uma surra. Ela queria que ele fosse pastor, não jogador. Mas ele não era doido de pensar a mesma coisa. Sabia que a bola seria sua vida. Parecia sentir que faria 1 a 0 para o Atlético-MG sobre o Cruzeiro nesse 12 de novembro de 2014.
O lance veio à luz quando o jogo ainda era um recém-nascido. O que são oito minutos quando vistos pelo prisma da posteridade? O Galo começava a formular uma pressão no Horto, a torcida quicava nas cadeiras do Independência, e Marcos Rocha tinha um lateral a cobrar pela direita. Das mão dele, a bola viajou até a área. Foi afastada. E voltou para ele. O novo cruzamento parecia teleguiado a cair no meio da área. Onde estava Luan. Onde estava o gol. De cabeça, o atacante venceu Mayke e encontrou o canto à esquerda de Fábio.
O Independência entrava em surto. Luan, o doidinho, mergulhava em euforia. O Galo pulava na frente.
O atacante estava em posição irregular, um pouco adiante da linha de marcadores, quando cabeceou para o gol. A arbitragem não viu, tampouco os jogadores do Cruzeiro, que logo partiram em busca de uma reação. Moreno, em chute cruzado, forçou Victor a boa defesa. Ricardo Goulart quase aproveitou bola mandada na área pelo boliviano. Mas foi só.
Foi só porque o Cruzeiro não foi aquele Cruzeiro de sempre. Em boa parte do primeiro tempo, os jogadores celestes pareciam presos por cordas, pareciam ter chumbo nas chuteiras. Por mais que tentassem, não conseguiam se sobressair à caça atleticana. Everton Ribeiro pintou como boa opção – só que sem vitória pessoal. Ricardo Goulart caiu na areia movediça da defesa. Marcelo Moreno ficou isolado. Faltou à Raposa aquela fluência que a transformou em uma equipe encantadora.
E aí o Galo, sem ser acossado, encontrou ambiente para seguir no ataque. Carlos, duas vezes, arriscou voleios – lances bonitos, mas sem sucesso. Dátolo encontrou o cantinho inferior de Fábio, que, atento, conseguiu defender. E sucederam-se lances de bola aérea, marcação cerrada e equilíbrio de ações – a posse de bola terminou 50% a 50% na etapa inicial.
Dátolo, enlouquecido: 2 a 0
O Cruzeiro voltou com Nilton no lugar de Lucas Silva no segundo tempo. O plano era dar maior firmeza na marcação para, assim, poder explorar mais o ataque. Mas o Galo seguiu irretocável em campo. Dátolo, com dois minutos, já arriscou chute a gol. Fábio pegou. Mais do que uma tentativa, foi um aviso. Porque aos 13 a bola entrou.
Foi de novo em um lateral. De novo com Marcos Rocha. Ele cobrou na área, Carlos ajeitou e Dátolo mandou o chute seco, cruzado. 2 a 0. Loucura do argentino. Loucura no Independência.
"Caiu no Horto, tá morto", tanto dizem os atleticanos. Coube ao Cruzeiro tentar dar alguma sinal de vida. Júlio Baptista e Dagoberto foram as novas tentativas de Marcelo Oliveira. Aí a Raposa apresentou crescimento. Mas sem alcançar chances reais de gol - Everton Ribeiro, antes, arriscara com perigo para Victor.
Conforme o tempo passava, mais o Cruzeiro se postava à frente, mais o Galo se virava para manter o resultado, mais a torcida ficava entre a euforia e a apreensão. E ainda havia os contra-ataques atleticanos. Em um deles, Diego Tardelli quase fez. Fábio salvou.
Os minutos finais foram de agulhadas no ouvido com as vaias da torcida enquanto o Cruzeiro tinha a bola. Tão de pé quanto os jogadores, os torcedores viram as ações derradeiras. E elas mantiveram o 2 a 0, enorme vitória do Galo, enorme vantagem – mas não suficiente para dizer que o Cruzeiro saiu morto do Horto.
Do Globo Esporte
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Amigos e familiares, embora queridos, podem ser irritantes hoje, Áries. Todos ao seu redor parecem chateados e incapazes de se comunicar com clareza. Felizmente, seu temperamento tem um pavio longo. Para evitar uma explosão repentina, seria uma boa ideia evitar o lar e as tensões ali existentes. Se você fizer uma pausa em sua rotina normal, provavelmente encontrará pessoas que o deixarão mais calmo. Previsão para 26/11/2024
Toda a insatisfação será abolida hoje, à medida que você enfrentar e resolver sistematicamente todos os pequenos problemas que o incomodam. Seu limite de tolerância é baixo ou inexistente. Fique longe de amigos que têm sido irritantes ultimamente. Seu guarda-roupa melhora drasticamente à medida que você descarta todas aquelas roupas que não cabem ou que não combinam mais com você. Previsão para 26/11/2024
Você raramente fica surpreso ou incomodado com contratempos ocasionais. Hoje, porém, você deve colocar mão firme em qualquer projeto que empreender. Este não é o momento para uma atitude relaxada, especialmente quando se trata de dinheiro. Se adotar uma abordagem sistemática, terá o duplo benefício de conservar energia e ativos. Previsão para 26/11/2024
Espere ficar dividido entre dois impulsos aparentemente paradoxais hoje, Câncer. Parte de você quer passar o dia enrolada em um casulo, brincando com seus brinquedos. Mas um outro lado seu está igualmente comprometido em liderar um grande empreendimento criativo ou social com amigos que compartilham suas ideias revolucionárias. Você se sente exausto de tentar construir o mundo perfeito. Previsão para 26/11/2024
Você costuma ser chamado de “equipe de limpeza”. Seja no lar ou no inconsciente, você gosta de preparar ninhos para todos os tipos de nascimentos, reais e figurativos. Não se surpreenda se você estiver arrumando sua casa, jogando fora coisas inúteis, limpando a mesa ou colocando a correspondência em dia. Existem forças poderosas que obrigam você a se preparar para alguém ou algo novo e diferente. Previsão para 26/11/2024
Aja sem hesitação hoje, Virgem, especialmente se estiver seguindo direções desconhecidas ou explorando novos territórios. Este pode não parecer o melhor conselho, mas este é um dia para dizer um sim inabalável a todos os tipos de propostas que surgirem, mesmo que algumas não sejam claras. Virgem se destaca nesse tipo de teste. Espere estar na frente da turma até o final do dia! Previsão para 26/11/2024
Obviamente você está lutando com algo grande, Libra. Comentários recentes sobre sua irritabilidade são bem fundamentados. Mas não se preocupe. Eles vão te perdoar eventualmente. Enquanto isso, faça o que puder para controlar seu temperamento. Decorre dos seus medos atuais, que parecem estar se multiplicando exponencialmente. Culpe os planetas pela situação e aceite-a como uma lição no caminho da auto-realização. Previsão para 26/11/2024
Espere estar com um clima provocativo hoje, Escorpião. Nos últimos dias, você pode ter procurado uma saída para a energia transbordante que tem tanta sorte de ter. Você terá uma oportunidade hoje, pois é provável que projetos inovadores surjam em seu caminho. Se você enfrentar seus demônios, encontrará uma oportunidade única de se livrar dos medos que carrega consigo há tanto tempo. Previsão para 26/11/2024
Suas paixões têm se agitado como um animal enjaulado nos últimos dias, Sagitário. Agora é a hora de deixá-los sair. Parte do que você expressa pode provocar surpresa ou desaprovação, mas isso não é motivo para ficar em silêncio. Se você não se expressar, poderá ocorrer doença. Seu objetivo deve ser ser fiel ao seu eu interior. Em última análise, essa é a única maneira de ser feliz e saudável. Previsão para 26/11/2024
Que dia estranho, Capricórnio! Você se sente como se tivesse recebido uma passagem só de ida para um lugar distante. A partida é iminente, não lhe dando tempo para fazer as malas ou se despedir. Não há um momento a perder. Você está intrigado com a aventura, mas tem medo de ir. Todos os sinais indicam que será benéfico embarcar naquele avião. Envie um cartão postal aos seus entes queridos assim que chegar ao seu destino. Previsão para 26/11/2024
Quando o dia terminar, você o verá como algo incomum, Aquário. Idéias malucas brotaram em sua cabeça como cogumelos. Você pode ter imaginado partir imediatamente para uma viagem ao redor do mundo, ou traçado planos para uma invenção doméstica, ou visualizado uma abertura inteiramente nova no mundo online. Não descarte essas ideias como irrealistas. Eles não são. Previsão para 26/11/2024
É provável que haja algum tumulto em sua vida emocional neste momento, Peixes. Você pode sentir uma necessidade urgente de ter uma conversa franca com seu parceiro. A tensão pode surgir se você insistir cada vez mais sobre a necessidade de fazê-lo. A raiva ou a alienação podem ser evitadas se você expressar seus sentimentos com clareza e compaixão. Previsão para 26/11/2024