Dólar hoje 5,811
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Esportes
Postada em 21/10/2014 00:13 | Por Todo Segundo

P.I Futebol Clube será julgado pelo TJD-AL e vaga na elite está ameaçada

Novo time de Palmeira dos Índios foi denunciado por inscrever três funcionários da FAF como atletas profissionais
P.I Futebol Clube será julgado pelo TJD-AL e vaga na elite está ameaçada - Foto: Leonardo Freire/GloboEsporte

Apesar de a grande final do Campeonato Alagoano da segunda divisão ter sido definida dentro de campo com as presenças de P.I Futebol (Clube União Palmeirense) e Ipanema, uma decisão vinda dos tribunais pode mudar um dos personagens que vai concorrer ao título, bem como um dos classificados à elite do futebol local.

Isto porque o P.I foi denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD-AL) por conta do caso dos “atletas funcionários” e, caso seja punido no julgamento que será realizado nesta terça-feira, pode ficar sem a vaga tanto na finalíssima, quanto primeira divisão estadual em 2015. A decisão beneficiaria diretamente o Sport Atalaia, time de Aloísio Chulapa, eliminado pelo mesmo o P.I nas semifinais.

Segundo o edital de convocação publicado pelo TJD-AL no último sábado, o time de União dos Palmares foi denunciado no Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que dispõe sobre a inclusão na equipe de “atleta em situação irregular para participar de uma partida, prova ou equivalente”. A denúncia surgiu após as autoridades tomarem ciência de que o clube, para não ser eliminado da competição por não ter um número mínimo de atletas em seu plantel, inscreveu três funcionários da Federação Alagoana de Futebol na equipe, sendo um deles o Superintende de Competições, Roque Júnior.

Segundo explica o secretário geral do TJD-AL, Osvaldo Júnior, em caso de punição, o P.I será excluído da competição e, desta forma, o Sport Atalaia, equipe eliminada pelo clube palmeirense nas semifinais, herdaria a vaga.

- Como a irregularidade foi denunciada só agora, a pena, mesmo que tenha sido caracterizada no início da competição, acompanha o time que a originou nas fases seguintes. Como o P.I chegou à final por eliminar o Sport, em caso de punição o time de Atalaia fica com a vaga.

“Vamos esperar”
Presidente do time de Aloísio Chulapa, Chico Vigário afirmou que está atento ao caso, e está à espera das decisões do Tribunal. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o cartola se mostrou empolgado com a possibilidade de adiar a aposentadoria do ídolo são paulino.

- Estamos esperando, mas com paciência. Caso realmente a decisão seja favorável a nós, vamos tentar fazer com que o Aloísio mude de ideia e fique conosco no ano que vem. Com ele em campo o jogo é outro. Ele é uma verdadeira atração – disse Vigário.

FAF denunciada em cinco artigos
Uma das principais envolvidas no caso dos “atletas funcionarios”, a FAF foi enquadrada pelo TJD-AL em cinco Artigos: 191, 220, 223, 235 e 239. Este último discorre acerca da “prática de ato de ofício, por interesse pessoal ou para favorecer ou prejudicar outrem ou praticá-lo, para os mesmos fins, com abuso de poder ou excesso de autoridade”. Somadas as penas de todos os arquivos, a multa pode chegar a R$ 500 mil.

Com Globo Esporte AL

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram