Dólar hoje 5,802
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Postada em 03/07/2018 07:28 | Atualizada em 03/07/2018 07:30 | Por R7

Suíça enfrenta Suécia para chegar às quartas da Copa após 64 anos

País, que não avança às quartas de um Mundial desde 1954, quando sediou o torneio, luta para continuar como uma das boas surpresas da Copa
O meia Xhaka é um dos bons nomes da seleção suíça na Copa da Rússia - Foto: REUTERS/Henry Romero

A Suíça espera manter o bom rendimento da fase de grupos da Copa para surpreender a Suécia nesta terça-feira (3), às 11 horas (horário de Brasília), em São Petersburgo, pelas oitavas de final da competição. A vitória representaria uma façanha que o país não consegue há 64 anos, quando chegou à mesma etapa do Mundial que sediou.

Na Copa da Rússia, o time arrancou um empate na estreia com a seleção brasileira (1 a 1), venceu a Sérvia, considerada mais forte na chave, e garantiu a vaga nas oitavas com um 2 a 2 diante da Costa Rica na rodada final.

No jogo contra os sérvios, a Suíça virou o placar e mostrou que o futebol do país está em evolução. A equipe está em grande fase e se credenciou para disputar a Copa de 2018 com uma ótima campanha nas Eliminatórias Europeias.

No entanto, o duelo com a Sérvia gerou uma polêmica que ultrapassou o limite esportivo. Os meias Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, ambos de origem kosovar, comemoraram os gols com fazendo um gesto com as mãos que lembrava um pássaro, representando a águia negra presente na bandeira da Albânia. A Fifa não puniu os jogadores esportivamente, mas aplicou multas pela atitude de ambos.

Xhaka, de temperamento forte, também teria sido provocado pelo sueco Mikael Lustig. O lateral-direito teria dito que tentaria irritar o suíço durante a partida para provocar a sua expulsão. Mas o jogador demonstrou tranquilidade ao projetar o duelo com os suecos durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira, no estádio de São Petersburgo.

"Não tenho problema sobre isso, estou acostumado com provocações pré-jogo. Aprendi alguma coisa na minha vida, na minha carreira. Não vou ser pressionado, provocado até ser expulso. Tem um motivo para eu ser capitão", declarou o jogador, que usará a braçadeira no lugar do lateral Lichtsteiner (suspenso).

Histórico suíço em Copas

A Suíça disputa a Copa do Mundo pela 11ª vez em sua história. O país sediou o torneio de 1954 e chegou até às quartas de final, fase em que foi eliminado pela Áustria (derrota por 7 a 5). Os suíços também caíram na mesma etapa da competição em 194 e 1938. Em outras três Copas (1994, 2006 e 2014), a Suíça foi eliminada nas oitavas de final.

Ficha técnica:

3/7 – Estádio de São Petersburgo (São Petersburgo)

SUÉCIA x SUÍÇA

SUÉCIA: Olsen; Lustig, Granqvist, Lindelof e Augustinsson; Ekdal, Svensson, Claesson e Forsbrg; Berg e Toivonen. Técnico: Jannes Andersson.

SUÍÇA: Yann Sommer; Lang, Djourou, Akanji e Rodríguez; Behrami, Xhaka e Dzemaili, Shaqiri, Gavranovic e Embolo. Técnico: Vladimir Petkovic.

Copa 2018: veja as fotos mais bonitas de Sérvia x Suíça

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram