Dólar hoje 5,117
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 24/03/2024 14:32 | Atualizada em 25/03/2024 07:19 | Por Todo Segundo

Alagoas tem a maior taxa de analfabetismo do Brasil, diz IBGE

Segundo o Instituto, estado tem 14% da população analfabeta, a maior taxa do país
Entre as unidades da federação, Alagoas tem a maior taxa de analfabetismo do país: (14,2%) - Foto: Agência Brasil

Entre as unidades da federação, Alagoas tem a maior taxa de analfabetismo do país: (14,2%). Os dados constam na PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua): Educação 2023, divulgadas na última sexta-feira (22), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa aponta que na segunda e terceira posições aparecem Piauí (13,3%) e Paraíba (13,2%). O estado piauiense, inclusive, era o líder na última pesquisa, em 2022. Agora, a liderança passa para os alagoanos. Na comparação com esse último levantamento, houve um recuo de 0,2% na taxa de analfabetismo em Alagoas, já que era de 14,4%.

No Brasil, em 2023, havia 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas. O número equivale a 5,4% da população nessa faixa de idade.

O problema é maior no Nordeste, que concentra 54,7% do total de analfabetos, ou 5,1 milhões de pessoas. Na região, a taxa de analfabetismo entre quem tem mais de 15 anos é de 11,2%. Com 60 anos ou mais, de 31,4%. O Sul conta com a menor taxa, com só 2,8% de analfabetos acima dos 15 anos. Na sequência, estão o Sudeste (2,9%), o Centro-Oeste (3,7%) e o Norte (6,4%).

Conforme o IBGE, é considerado alfabetizado aquele capaz de ler e escrever um bilhete simples. Ou seja, parte do grupo pode estar enquadrado como analfabeto funcional –quando uma pessoa consegue identificar letras e números, mas é incapaz de fazer interpretações mais complexas dessas informações.

Segundo o levantamento, a taxa de analfabetismo cresce proporcionalmente à idade da população. Ao se considerar a parcela com mais de 25 anos, por exemplo, o índice dos que não sabem ler nem escrever é de 6,5%. No grupo acima de 60 anos, a porcentagem salta para 15,4% –o equivalente a 5,2 milhões de idosos.

“Esses resultados indicam que as gerações mais novas estão tendo maior acesso à educação e sendo alfabetizadas ainda enquanto crianças. Por outro lado, os analfabetos continuam concentrados entre os mais velhos”, diz o relatório.

Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade (%)

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram