Dólar hoje 5,813
20° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 15/08/2023 11:47 | Atualizada em 15/08/2023 11:57 | Por Todo Segundo

Apagão afeta fornecimento de água em municípios do Agreste e Sertão

Falta de energia foi registrada por volta das 8h20, em Alagoas e em pelo menos mais de 20 estados
Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmeira dos Índios teve a energia elétrica interrompida - Foto: CASAL

O apagão que atingiu Alagoas e grande parte do país na manhã desta terça-feira (15), deixou várias cidades do Agreste e Sertão do Estado, sem o abastecimento de água. A falta de energia foi registrada por volta das 8h20, em Alagoas e em pelo menos mais de 20 estados da federação.

Em nota, Águas do Sertão informou que em virtude da queda de energia elétrica, foi interrompido o funcionamento das Estações Elevatórias de Água Tratada (EEATs) que abastecem os municípios do Agreste e Sertão do Estado, gerando caos e preocupação entre os moradores locais.

Municípios afetados

Água Branca; Delmiro Gouveia; Inhapi; Mata Grande; Olho D’Água do Casado; Pariconha; Piranhas; Belo Monte; Cacimbinhas; Carneiros; Dois Riachos; Igaci; Jaramataia; Maravilha; Monteirópolis; Olivença; Ouro Branco; Palestina; Palmeira dos Índios; Pão de Açúcar; Poço das Trincheiras; Quebrangulo; Santana do Ipanema; São José da Tapera; Senador Rui Palmeira e Feira Grande.

A concessionária informou que aguarda a retomada da distribuição de energia elétrica pela Equatorial Alagoas para normalizar gradativamente o abastecimento nas horas seguintes.

Apagão

O impacto do apagão nacional foi sentido de norte a sul do Brasil, com relatos de falhas de energia em várias regiões. Estados como Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraíba e Alagoas foram afetados.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.

Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram