Dólar hoje 5,507
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 05/08/2025 13:42 | Atualizada em 05/08/2025 13:51 | Por Assessoria

Com protagonismo ambiental, Alagoas prepara propostas para a COP30

Iniciativa reúne 18 secretarias, universidades e centros de pesquisa para construção coletiva do plano
COP30: Alagoas intensifica articulação de projetos sustentáveis com foco na transição energética e ecológica

O Governo de Alagoas intensifica suas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à justiça climática com a mobilização de 18 secretarias e instituições. Na segunda-feira (4), foi realizada uma reunião de alinhamento para a Oficina Estadual do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), evento que acontecerá no final do mês de agosto e contará com a participação do Governo Federal e do Consórcio Nordeste.

O objetivo é atrair investimentos e alinhar projetos capazes de promover a justiça climática e o desenvolvimento sustentável no estado, alinhando ações locais às políticas e compromissos nacionais e internacionais. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a elaboração integrada de uma carteira de projetos estratégicos, que será apresentada na COP30, em novembro. O secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, reforçou a importância da mobilização do estado diante de um tema urgente e global. Ainda este mês o Consórcio do Nordeste realizará uma oficina em Alagoas para tratar os temas desta discussão, ou seja, do PTE-NE.

“Estamos atendendo a um chamamento do Consórcio Nordeste, numa pauta nova, com desafios novos e que o mundo inteiro está enfrentando. Estive recentemente nos Emirados Árabes, um dos maiores produtores de combustível fóssil do mundo, e lá também já se fala fortemente em transição energética, em nosso Estado não será diferente, já temos projetos estruturantes voltados a transição energética através da integração das secretarias e o apoio do nosso governador Paulo Dantas estaremos apresentando o Plano na COP30”, afirmou.

A iniciativa reflete o compromisso do Governo de Alagoas em colocar o estado na vanguarda das ações ambientais, ampliando a participação da sociedade civil, universidades e instituições públicas na construção coletiva do plano. Essa articulação reforça a importância de políticas públicas que considerem as vocações e particularidades regionais para garantir um futuro mais equilibrado e sustentável.

Com essa mobilização, que também reúne além da Serfi, Semarh, Sefaz, Seagri, Seduc, Secti, Sedics, Governança, Gab Civil, Fapeal e IMA, Alagoas se prepara para apresentar soluções inovadoras e eficientes na COP30, reforçando seu protagonismo no cenário ambiental brasileiro e fortalecendo parcerias estratégicas para o desenvolvimento econômico aliado à conservação ambiental. A elaboração do plano final contará com a contribuição de 18 secretarias estaduais, além de universidades, centros de pesquisa e representantes da comunidade civil.

A proposta é criar um modelo participativo que reflita a diversidade de realidades, desafios e potenciais do estado. A Oficina Estadual do PTE-NE está prevista para o final de agosto. Até lá, Alagoas continuará promovendo encontros técnicos e estratégicos para consolidar suas propostas e assegurar um protagonismo regional na transição ecológica que o país e o mundo exigem.

A reunião foi realizada no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, e contou com a participação de diversas secretarias e instituições do Governo de Alagoas. Estiveram presentes:

– Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), representada pelo secretário Júlio Cezar e pelo secretário executivo Raul Manso;

– Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o secretário Gino César;

– Secretaria da Agricultura (Seagri), com Aline Rodrigues;

– Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti);

– Secretaria da Educação (Seduc), representada por Fátima Rabelo;

– Secretaria da Fazenda (Sefaz), com Marcos Freitas e Camila;

– Secretaria de Governança, também com participação de Poliana Santana;

– Gabinete Civil, com Maria Clara;

– Além das instituições Fapeal, representada por Antônio Daniel, e IMA, por Priscila de Queiroz.

-Julyan Bomfim (ASCOM SERFI)

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram