Dólar hoje 5,292
25° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 27/04/2026 16:18 | Atualizada em 27/04/2026 16:23 | Por Todo Segundo

Conta de luz deve ficar mais cara 5,43% a partir de maio em Alagoas

Aneel analisa nesta terça-feira proposta que afeta mais de 1,4 milhão de consumidores
Aneel avalia aumento na tarifa de energia em Alagoas nesta terça-feira - Foto: Todo Segundo / Arquivo

A conta de luz dos alagoanos pode ficar mais cara a partir dos próximos dias. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deve deliberar nesta terça-feira (28) o reajuste tarifário da Equatorial Alagoas, com aumento médio previsto de 5,43%.

Se aprovado, o reajuste terá impacto direto sobre cerca de 1,43 milhão de consumidores em todo o estado. A medida deve entrar em vigor a partir do dia 3 de maio e valer por um período de um ano, até o próximo ciclo de revisão tarifária.

O aumento não será igual para todos os perfis de consumo. Consumidores de alta tensão — como indústrias, grandes comércios e empreendimentos — devem sentir uma elevação média mais forte, estimada em 7,80%.

Já os consumidores de baixa tensão, que incluem a maior parte das residências, terão reajuste médio de 4,71%, ainda assim com impacto direto no orçamento mensal das famílias.

O novo aumento ocorre em um cenário de reversão em relação ao ano passado. Em 2025, os consumidores de Alagoas chegaram a registrar redução média de 6,79% nas tarifas da distribuidora. Agora, o movimento é de alta, pressionando novamente o custo da energia no estado.

Segundo os componentes do cálculo tarifário, o reajuste está relacionado principalmente ao aumento dos custos da chamada Parcela A, que reúne despesas não controladas pela distribuidora.

Entram nesse grupo os encargos setoriais, a compra de energia e os custos de transmissão. Também influenciam os chamados componentes financeiros, valores que são compensados ao longo do tempo dentro do sistema tarifário.

No caso da Equatorial Alagoas, um dos principais fatores de pressão foi o aumento dos encargos setoriais, com destaque para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), além da elevação no custo de aquisição de energia no período analisado.

Caso o reajuste seja aprovado pela diretoria da ANEEL, as novas tarifas passam a valer a partir de 3 de maio. Os valores permanecerão em vigor até a próxima revisão tarifária anual da concessionária.

A decisão é acompanhada com atenção por consumidores, empresários e setores produtivos, que já calculam o impacto do aumento no custo de vida e na operação de atividades econômicas em Alagoas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Instagram