Dólar hoje 5,450
19° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Alagoas
Postada em 04/09/2025 17:39 | Atualizada em 04/09/2025 22:25 | Por Todo Segundo

CPNU 2025 repete modelo em Alagoas: provas só em Maceió e Arapiraca

Candidatos do Sertão e do Norte terão de viajar para participar do concurso nacional
Concurso unificado reforça centralização em Alagoas: provas só em Maceió e Arapiraca - Foto: Reprodução

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, já tem cidades definidas para aplicação das provas. Em Alagoas, assim como na primeira edição, os candidatos só terão duas opções: Maceió e Arapiraca.

O certame será realizado em 228 municípios dos 27 estados e do Distrito Federal, sempre em duas etapas e dentro de um raio máximo de 100 quilômetros da residência do candidato. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o formato descentralizado busca democratizar o acesso ao serviço público e reduzir custos com deslocamentos.

No país, o CPNU 2025 registrou 761.528 inscrições confirmadas, abrangendo 4.951 municípios.

Durante a inscrição, cada participante escolheu a cidade onde gostaria de fazer a prova e não será possível alterar essa decisão. No caso de Alagoas, isso significa que quem mora em regiões mais distantes de Maceió e Arapiraca terá que se deslocar até uma dessas duas cidades para realizar as avaliações.

Datas do certame

O concurso será aplicado em duas etapas:

  • 5 de outubro – provas objetivas;
  • 7 de dezembro – provas discursivas (para os convocados após a primeira fase).

A partir de 22 de setembro, os candidatos terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no portal do CPNU. O documento vai trazer informações detalhadas, como número de inscrição, local exato de prova, horários, além de dados sobre uso de nome social e concessão de atendimento especializado.

Impacto para Alagoas

Apesar do avanço que o CPNU representa na unificação dos concursos públicos federais, a decisão de manter apenas Maceió e Arapiraca como cidades-sede levanta questionamentos em Alagoas. Isso porque candidatos de regiões como o Sertão e o Litoral Norte precisarão enfrentar longas viagens para garantir presença nas avaliações.

Ainda assim, o governo federal defende que o modelo já representa uma ampliação do acesso, ao assegurar que todos os candidatos brasileiros estejam, no máximo, a 100 km do local de prova escolhido.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram