Dólar hoje 6,181
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 02/01/2025 19:07 | Atualizada em 03/01/2025 09:30 | Por Todo Segundo

Equatorial lidera lista de empresas mais reclamadas em 2024

Empresa lidera o ranking das reclamações e ultrapassou em muito outras gigantes do mercado
Equatorial lidera o ranking das reclamações e ultrapassou em muito outras gigantes do mercado

Um levantamento feito pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor aponta que a Equatorial liderou as reclamações, em Alagoas, em 2024.

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (02), a empresa, responsável pelo fornecimento de energia em Alagoas, ultrapassou em muito outras gigantes do mercado, entre elas, a BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto responsável pelo abastecimento na Região Metropolitana de Maceió.

Apesar disso, os números gerais de reclamações foram menores que os de 2023: foram registradas 17.500 queixas em 2024, contra 20.500 no ano anterior, uma redução atribuída às ações educativas e fiscalizadoras do órgão.

No entanto, o Instituto alerta que os consumidores não devem se acomodar. A denúncia é fundamental para garantir que as empresas sejam responsabilizadas por práticas inadequadas e que os direitos sejam respeitados.

Ao Portal Todo Segundo, a assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas, informou por meio de nota que a empresa que possui atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar primeiro a empresa para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências. Confira abaixo.

Nota de esclarecimento:

A Equatorial Alagoas informa que acompanha periodicamente os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. A empresa reforça que tem atuado intensamente para que as demandas provenientes dos clientes sejam tratadas no primeiro contato com a empresa, sem que haja a necessidade de procurar outra instância para solução das demandas e tem investido na melhoria dos seus serviços. O reflexo disso é a redução no número de reclamações no próprio Procon, que caiu 27% se comparado ao ano de 2023.

A Distribuidora reforça que possui atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar primeiro a empresa para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências. É possível ter atendimento na comodidade do lar, 24h por dia, através da Central no telefone 0800 082 0196, pelo site equatorialenergia.com.br e ainda via mensagem de texto no WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (82) 2126-9200, que recentemente passou por uma atualização tornando o atendimento mais ágil, interativo e simplificado.

A empresa reforça que possui uma agenda proativa junto ao Procon/AL na busca de implementar melhorias nos processos internos a fim de evitar novas reclamações.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Top 10 empresas mais reclamadas em 2024:

1. Equatorial

2. BRK

3. Banco Bradesco

4. Claro

5. Magazine Luiza

6. Casas Bahia

7. Banco Itaú

8. Caixa Econômica Federal

9. Banco do Brasil

10. Banco Pan

Setores de bancos e telefonia em foco

Os bancos se destacaram negativamente em 2024, com várias instituições figurando entre as mais reclamadas. O Banco Bradesco lidera o segmento, seguido por Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Pan.

Os consumidores relataram problemas recorrentes relacionados a cobranças indevidas, renegociações de dívidas, má qualidade no atendimento e dificuldades para resolver demandas de crédito.

O setor de telecomunicações também foi destaque, com a Claro liderando as reclamações, seguida por TIM e Vivo. As principais queixas foram sobre cobranças indevidas, qualidade do serviço e falhas na cobertura.

Esses dois setores, bancos e telecomunicações, concentram boa parte das reclamações no estado, reforçando a necessidade de regulamentação mais rigorosa e melhoria na relação com os consumidores.

Outros setores em destaque

Além das empresas de telefonia e bancos, o setor varejista também recebeu atenção. Nomes como Mercado Livre, Amazon, Casas Bahia e Magazine Luiza continuam figurando entre as empresas mais citadas.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram