Dólar hoje 5,802
25° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 30/05/2024 21:55 | Atualizada em 30/05/2024 22:06 | Por Todo Segundo

Missa e procissão marcam o Corpus Christi em Palmeira dos Índios

Milhares de fiéis participaram da solenidade, principal festa eucarística da Igreja Católica
Milhares de fiéis participaram da solenidade, do Corpus Christi em Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria

A solenidade de Corpus Christi, principal festa eucarística da Igreja Católica, foi marcada com a celebração da santa missa e procissão e, reuniu milhares de pessoas nesta quinta-feira (30), em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas.

Após a celebração ministrada pelo bispo diocesano Dom Manuel, no ginásio de esportes do Colégio Cristo Redentor, os fiéis saíram em procissão pelas ruas do centro até a catedral diocesana onde foi realizada a bênção do Santíssimo.

É exatamente em Corpus Christi, sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, que se celebra o dia da instituição da Eucaristia. Este é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas, como uma forma de agradecer a Deus.

Durante a celebração da missa, Dom Manoel ressaltou a importância da data ao abordar o mistério do corpo e sangue de Cristo. “Celebramos o mistério de nossa fé. Alimentados pela palavra de Deus, o povo de Deus disse a Moisés: ‘Farei tudo o que ele vos disser’. Que essa seja nossa verdade e a beleza da solenidade do corpo e sangue de Cristo. O que temos diante de nós é o mesmo Deus inteiro, que se multiplica e se doa para todos nós por meio do mistério da Eucaristia. Para que todos nós sejamos um só corpo nele e para ele, oferecendo a si mesmo em sacrifício por nós”, afirmou o bispo.

Tapetes

A festa é marcada pela confecção dos tradicionais tapetes feitos com pó de serra, borra de café, giz e outros materiais durante todo o trajeto da procissão.

Coloridos, os tapetes atraíram olhares de quem passava pelas ruas logo no início da tarde. Eles são desenhados por grupos paroquiais da diocese, que se mobilizam durante toda a manhã do feriado católico até os minutos antes do início do ato litúrgico.

+ fotos
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram