Dólar hoje 6,108
21° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 12/12/2024 15:17 | Atualizada em 12/12/2024 15:18 | Por Assessoria

Ocorrências de incêndio em vegetação caem 4% em 2024, em Alagoas

Dados foram registrados no Fênix, sistema de gestão operacional da corporação
Ocorrências de incêndio em vegetação atendidas pelo CBMAL caem 4% em 2024 - Foto: Assessoria

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atendeu 837 ocorrências de incêndios em vegetação em 2024. Os dados, registrados no sistema de gestão operacional Fênix apontam para uma redução de 4% no número de atendimentos em comparação ao mesmo período de 2023.

Segundo o levantamento do CBMAL, em 2023 foram contabilizadas 872 ocorrências envolvendo incêndios em vegetações. Os dados abrangem focos de incêndio em biomas e áreas como caatinga, canaviais, coqueirais, mangues, matas ou florestas, além de terrenos baldios e outras vegetações. A diminuição dos casos em 2024 reflete o trabalho constante do CBMAL no combate ágil e efetivo, resultado das ações de prevenção e conscientização realizadas durante todo o ano em Alagoas.

O período festivo de fim e início de ano, marcado pela chegada do verão e pela intensificação da seca, concentra o maior número de ocorrências, exigindo maior atenção para evitar incidentes. A alta incidência de incêndios em vegetação destaca a necessidade de cuidados preventivos por parte da população, essenciais para mitigar danos à sociedade e ao meio ambiente.

Operação Verão 2025

Pensando nisso, o CBMAL deu início à Operação Verão 2025, que ocorre de 1º de dezembro a 5 de março. Durante a operação, haverá reforço no efetivo, viaturas e equipamentos, garantindo agilidade no combate e na prevenção de incêndios em vegetação. O plano também intensifica ações de segurança devido ao aumento do fluxo de turistas e moradores em praias, rodovias e outros pontos do estado durante a alta temporada.

O combate a incêndios em vegetação, incluído no planejamento operacional do CBMAL, é crucial, especialmente diante da frequência e gravidade desses eventos em períodos de altas temperaturas e baixa umidade. Essas condições favorecem a propagação de incêndios que ameaçam ecossistemas, fauna, flora e podem causar prejuízos materiais e humanos.

O planejamento específico visa garantir respostas rápidas e eficientes, protegendo comunidades vulneráveis, preservando recursos naturais e minimizando impactos. Essas ações reforçam o papel fundamental do CBMAL na segurança da população alagoana, destacando o compromisso da corporação com a proteção dos cidadãos e do meio ambiente.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram