Dólar hoje 5,802
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 03/11/2024 15:31 | Atualizada em 03/11/2024 19:18 | Por Todo Segundo

Palmeira dos Índios, Capital Alagoana da Fé, se prepara para festa de Frei Damião

Um santuário em homenagem ao “andarilho de Deus”, Turismo Religioso, romarias e festa
Um santuário em homenagem ao “andarilho de Deus”, Turismo Religioso, romarias e festa - Foto: Todo Segundo

A Romaria do Venerável Frei Damião, acontece no próximo final de semana, no Distrito de Canafistula, em Palmeira dos Índios, Agreste Alagoas. O evento religioso e cultural, acontecerá nos dias 8, 9 e 10, conforme a Igreja Católica.

Além da visitação ao santuário que leva o nome do homenageado e onde está erguida uma escultura dele com 20 metros de altura, a programação religiosa ocorre durante os três dias e conta com celebrações de missas - sendo que a santa missa do domingo (10), contará com o show com o padre Joãozinho, artista conhecido a nível nacional pelo trabalho não apenas como cantor, mas também por compor diversas canções.

Com o apoio da Prefeitura, a Diocese de Palmeira dos Índios e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, no Distrito de Canafístula, realizam no mês de novembro as Santas Missões, dedicadas a Frei Damião, o Santo do Nordeste.

De acordo com o padre José Paulo, pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, responsável pela organização do evento, são esperados milhares de fiéis vindos de vários estados do Nordeste. “Será um momento de muita alegria receber os fiéis de Frei Damião. Ele foi um grande testemunho, por isso pessoas atravessam fronteiras para vivenciar esse momento de muita alegria, fé e devoção”, disse o religioso a reportagem do Portal Todo Segundo.

Padre José Paulo, pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, responsável pela organização do evento

Capital Alagoana da Fé

O Santuário de Frei Damião é um local de profunda experiência de fé, de devoção e religiosidade que constitui a formação cultural, atraindo milhares de peregrinos e turistas em busca de vivências espirituais e de conexão com a história e a cultura religiosa que tem uma forte presença no Agreste de Alagoas desde a inauguração da estátua, em 2022, inclusive de grande importância na própria formação do Estado.

Duas vezes por ano, caravanas de fiéis de todas as regiões do Nordeste se chegam a Canafistula para agradecer, reforçar a fé no Frei Capuchinho, pagar promessas ou pedir uma graça. Aos milhares, eles chegam de ônibus, sempre em grupo.

As homenagens a Frei Damião ocorrem duas vezes no ano. O último domingo de maio e o primeiro domingo de novembro, são sagrados para os fiéis de Frei Damião. As datas são muito especiais para eles, pois marcam o nascimento e morte do Frei Capuchinho.

A romaria já existia com a presença viva de Frei Damião, mas hoje depois do Santuário, o número de fiéis vem aumentando. Hoje vejo Canafistula como a Capital Alagoana da Fé”, disse Gleyson de Moraes, frequentador do local.

Gleyson de Moraes, frequentador do local, classificou Distrito de Canafistula, como a Capital Alagoana da Fé

Além disso, depois que foi construído o Santuário, é comum ver pessoas visitando o local, principalmente aos finais de semana. A exemplo do aposentado Gilvan da Silva, um homem movido pela fé. Ele conta que saiu de Aracaju neste domingo (03), para renovar a sua fé aos pés do “Apóstolo do Nordeste”. “Resolvi estar aqui logo hoje. Isso porque não sei se no próximo fim de semana, eu teria como chegar até os pés de meu Padrinho Damião. Estou encantado com o santuário dele. Desde pequeno que eu acompanho as santas missões dele. Tudo que eu peço ele me ajuda. É como nosso pai, ele é nosso pai”, disse.

O aposentado Gilvan da Silva, saiu de Aracaju neste domingo (03), e renovou sua fé aos pés do “Apóstolo do Nordeste

Expectativa/Comercio

O Santuário Frei Damião, no Distrito de Canafistula, destaca-se como um imprescindível destino de turismo religioso no Nordeste. A devoção ao Frei Capuchinho atrai milhares de fiéis duas vezes por ano, impulsionando a economia local.

Janine Tenório, proprietária de uma lojinha de artigos religiosos “Cantinho do Frei”, localizada a poucos metros do Santuário fala da expectativa do evento religioso. “O Santuário de Frei Damião fez com que Canafistula se propagasse por todo o Nordeste. Então, a gente se planejou e estamos na ansiedade, acreditando em bons negócios aliados a fé das pessoas que visitam Canafistula,” disse Janine ao Portal Todo Segundo.

Janine Tenório, proprietária de uma lojinha de artigos religiosos “Cantinho do Frei”, em Canafistula de Frei Damião

Lojinha de artigos religiosos “Cantinho do Frei”, localizada a poucos metros do Santuário de Frei Damião

O Frei Capuchinho

Frei Damião de Bozzano foi um missionário italiano que atuou no Nordeste no século 20. Um decreto do Papa Francisco, editado no Vaticano em 2019, reconheceu como venerável o frade capuchinho, que nasceu na Itália e morreu na cidade de Recife em 1997, aos 98 anos.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram