Dólar hoje 5,204
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 01/12/2020 00:00 | Por Assessoria

Palmeira dos Índios ganha primeira usina de energia solar de Alagoas

Primeira usina de energia solar de Alagoas, fica na comunidade Guedes, zona rural de Palmeira
Usina de energia solar fica na comunidade Guedes, zona rural de Palmeira - Foto: Assessoria

Palmeira dos Índios entrou, definitivamente, no ranking dos municípios brasileiros com vocação para a geração e produção de energia limpa. Nesta segunda-feira feira (30), foi inaugurada a primeira usina de energia solar de Alagoas, na comunidade Guedes, zona rural de Palmeira. A Helio Energias com matriz no Ceará, tem várias sedes espalhadas em grandes cidades brasileiras e já sinalizou que pretende fazer mais dois investimentos locais devido à capacidade de irradiação que a região tem em gerar energia solar. A inauguração foi prestigiada pelo diretor da empresa João Fernando, secretários municipais e vereadores.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a Helio necessita de uma área de 80 hectares para produzir energia para grupos econômicos que possam usar o crédito da energia produzida em Palmeira para reduzir as contas de luz. “Também já estamos em fase de estudos iniciais para a implantação de torres de energia eólica na parte alta de Palmeira. A empresa especializada nesse tipo de atividade já colocou torres de medição, de conferência e de rotação dos ventos. Estamos apoiando essas empresas, pois já é uma vocação que o município apresenta para a geração de energia limpa, a partir do sol e do vento”, explicou o prefeito Júlio.

O prefeito lembrou que o município concedeu a licença ambiental de operação para que a Helio funcione corretamente. “O município é licenciador para as empresas que vão chegando. E nisso agradeço o trabalho da secretária Anna Luísa, que tornou o licenciamento possível. Levei os representantes da Helio ao Polo Multissetorial, pois empresas de várias linhas também já se instalam por lá e montrei a área que também pode ser de interesse do grupo, que pretendem lançar lá, talvez, a maior usina de energia solar do Nordeste. Eles já falaram que Palmeira é viável não por ser quente, mas que a irradiação solar é muito superior a outras regiões com temperatura mais elevadas. Eu não sabia, mas Palmeira tem uma capacidade grande para esse tipo de atividade econômica. E que venham outras empresas, para que a cidade possa crescer, melhorar a energia e se desenvolver mais. Qualquer investimento que chegar aqui, o município será parceiro”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram