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Alagoas
Postada em 06/01/2021 14:37 | Por Assessoria

Pesquisadores do Ifal desenvolvem protótipo para melhorar ensino de Eletrônica

Artigo sobre o protótipo foi publicado na Educte, a revista científica da instituição
Artigo sobre o protótipo foi publicado na Educte, a revista científica da instituição - Foto: Assessoria

Estudantes das Engenharias Elétrica e Eletrônica futuramente vão poder contar com uma ajuda na disciplina de Eletrônica Analógica. Um protótipo foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para facilitar o ensino e a aprendizagem do amplificador operacional, um dispositivo muito conhecido na área de circuitos analógicos.

A produção do protótipo foi feita pelo estudante de Sistemas Elétricos do campus Palmeira dos Índios, José Irineu Ferreira Júnior, que também é técnico em Eletrônica do campus Arapiraca, e pelo professor Paulo César Cunha, que leciona no curso técnico integrado de Eletroeletrônica do campus Arapiraca. Um artigo sobre o protótipo foi publicado no volume 8 da Educte, a revista científica do Ifal.

“Eu estava no 4º ano do curso de Eletroeletrônica do Ifal, campus Arapiraca, quando o professor Paulo me convidou para fazer parte de um projeto de pesquisa, cuja proposta era desenvolver um kit didático que promovesse o ensino prático dos alunos do curso, mais especificamente para a disciplina de Eletrônica Analógica. Na nossa área, a prática em laboratório é algo muito relevante porque o ensino prático fortalece os saberes teóricos. No entanto, percebemos a carência de uma ferramenta que facilitasse o estudo teórico-prático da disciplina de Eletrônica Analógica. Então, esse problema motivou o desenvolvimento do protótipo didático, cujo objetivo é transformá-lo em um kit portátil, composto por várias atividades e de fácil utilização pelos alunos”, explica José Irineu.

A pesquisa começou e o primeiro protótipo foi finalizado em 2015. O projeto é utilizado como base para o artigo publicado na Educte. O amplificador operacional, também conhecido como ‘amp-op’ é um circuito de corrente contínua com características próximas a de um amplificador ideal. O estudo dele é essencial para instrumentação biomédica e instrumentos como o eletrocardiógrafo, utilizado em exames de eletrocardiograma, para analisar os batimentos cardíacos.

“Em eletrônica analógica II, vemos todas as características e configurações que envolvem este elemento de estudo e, geralmente, não há meio de aprofundar em sala de aula os estudos em alguma aplicação. Com base nesse problema, este trabalho buscou desenvolver protótipo didático de eletrônica para promover a aproximação dos estudantes ao amplificador operacional de forma aplicada”, explicam os autores no artigo da Educte.

A pesquisa continuou e em 2017 o protótipo ganhou mais recursos, como uma bancada didática com uma interface gráfica para computador, que está parcialmente desenvolvida e deve facilitar as atividades com o protótipo didático. A próxima etapa é desenvolver mais ferramentas e um manual de apoio com instruções e atividades para os estudantes praticarem. “Os alunos podem se beneficiar com a ferramenta por facilitar a prática dos conhecimentos teóricos passados em sala de aula pelo professor. E os professores se beneficiam por tornar a aula mais dinâmica e enriquecedora metodologicamente falando”, finaliza José Irineu.

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