Dólar hoje 5,802
37° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Alagoas
Postada em 24/11/2024 11:03 | Atualizada em 24/11/2024 11:12 | Por Todo Segundo

População de Palmeira reclama da falta de água e do alto custo da conta

Reclamações são recorrentes nos dois anos de operação da Águas do Sertão no município
População de Palmeira dos Índios reclama da falta de água e do alto custo da conta - Foto: Fabiane de Paula

A população de Palmeira dos Índios continua sofrendo os impactos da falta de água nas torneiras e não tem poupado críticas veementes à Águas do Sertão através das emissoras de rádio e na internet pelas redes sociais.

A falta de abastecimento vem impactando a vida de moradores do município de diversas formas, que acabam sendo impedidos de realizarem tarefas básicas como tomar um banho, lavar a louça e utilizar o banheiro.

As reclamações dos moradores são realizadas constantemente. O problema persiste nos dois anos de operação da concessionária no município.

Conforme o contrato de concessão, a Águas do Sertão gerencia a distribuição e comercialização no município, enquanto a Casal é responsável pela captação nas adutoras localizadas, em Quebrangulo e tratamento da água.

A reportagem do Portal Todo Segundo conversou com alguns moradores, que relataram os problemas povoados no município. Eles vivem na incerteza de quando terão água em suas residências, regulamente.

O valor da conta de água é outro imbróglio para os moradores. E a opinião de muitos é que o problema começou com a chegada da Águas do Sertão em Palmeira dos Índios. “A conta chega e alta, e a gente tem que pagar, mesmo sem água na torneira”, expôs, Adriano da Silva, morador do bairro São Francisco.

"Nunca o morador conta com abastecimento pleno em todo o bairro Juca Sampaio. Há sempre um ponto em que falta água. Sempre. E a Águas do Sertão está tratando como uma questão pontual que não é pontual”, relatou Maria José.

Procurada, a empresa informou que a chegada do verão e as elevadas temperaturas, trazem um aumento significativo na demanda, o que está impactando diretamente o abastecimento, em Palmeira dos Índios.

A Águas do Sertão não se posicionou sobre as reclamações do alto custo da conta, mas informou que denúncias podem ser feitas pelo número 0800 000 2122 (voz ou WhatsApp), pelo aplicativo da concessionária disponível.

Confira a nota na íntegra

Com a chegada da alta temporada de verão e as elevadas temperaturas, a Águas do Sertão alerta para a importância do consumo consciente de água, evitando o desperdício. Os meses mais quentes trazem um aumento significativo na demanda, o que está impactando diretamente o abastecimento da região de Palmeira dos Índios.

De acordo com o informado pela Casal, a capacidade de tratamento do sistema atualmente está em seu limite máximo, mas não é suficiente para atender a toda a demanda da população — mesmo com o cronograma de abastecimento alternado que havia sido estabelecido previamente para gerenciar o baixo volume de água disponível na região.

Até que as obras programadas para a região sejam concluídas, a concessionária enfatiza a importância do consumo consciente da água e solicita a colaboração da comunidade para relatar problemas como vazamentos e fraudes.

As denúncias podem ser feitas pelo número 0800 000 2122 (voz ou WhatsApp), pelo aplicativo da concessionária disponível para Android e iOS, ou pelo site www.aguasdosertao.com.

Direitos do consumidor

O abastecimento de água é um serviço essencial e é direito do consumidor não pagar a fatura se o serviço não for prestado pela concessionária.

O Código de Defesa do Consumidor define os serviços de saneamento básico como é o caso da água como um bem essencial à vida humana, que deve ter fornecimento adequado e contínuo, além da garantia da efetiva reparação pelos danos causados pela falta do serviço.

A suspensão no fornecimento de água somente poderá ocorrer nos casos em que seja necessário efetuar reparos, modificações ou melhorias nos sistemas ou em situações de emergência. Nessa situação, cabe ao prestador do serviço informar aos usuários sobre a interrupção com antecedência. A comunicação deve ser feita de forma ampla, possibilitando que todos os consumidores tomem conhecimento. A exceção fica por conta dos casos de emergência.

De qualquer forma, havendo a suspensão no fornecimento do serviço, o consumidor tem o direito de pleitear reparação pelos prejuízos sofridos, e requerer o abatimento proporcional dos valores pagos indevidamente na conta ou o ressarcimento do que gastou para suprir a falta de água, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram