Dólar hoje 5,208
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 25/02/2021 16:48 | Por Davi Salsa / Assessoria

Sesau vai ampliar Serviço de Nutrição e Dietética do HE do Agreste

Com a ampliação do espaço o novo SND, hospital terá estrutura para fornecer, diariamente, refeições balanceadas para os servidores, pacientes e acompanhantes
Gerência do HEA e técnicos da Assessoria de Engenharia da Sesau definiram os últimos detalhes para início da obra - Foto: Aline / Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está concluindo estudos técnicos para iniciar, nos próximos dias, uma nova ampliação no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Por determinação do governador Renan Filho e do secretário de Saúde Alexandre Ayres, engenheiros e técnicos da Sesau estiveram reunidos, na quarta-feira (24), com a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque, para definir os últimos detalhes para a finalização das obras do novo refeitório e do bloco exclusivo para o Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

Com a ampliação do espaço e a chegada de novos e modernos equipamentos, o novo SND do Hospital de Emergência do Agreste terá estrutura para fornecer, diariamente, refeições balanceadas para os servidores, pacientes internados e acompanhantes.

Atualmente, são feitas mais de 1.100 refeições diárias, com o trabalho e dedicação de nutricionistas, copeiros, copeiras, além do pessoal de apoio da unidade de saúde. Além disso, o projeto inclui as obras do novo esgotamento sanitário, a finalização do prédio da estação de tratamento de resíduos sólidos, uma nova subestação de energia elétrica e novas salas de repouso para os profissionais de saúde, bem como a reestruturação das redes elétrica, hidráulica e a pintura completa do prédio.

Os serviços serão acompanhados pelo arquiteto do HE do Agreste, José Jakson, e o tecnólogo em construção civil Amilton Sebastião. A segunda etapa do projeto prevê a construção de um centro de análises laboratoriais, com a oferta de serviços ambulatoriais simples e até os mais complexos exames para atender os pacientes que precisam passar por cirurgias de urgência e emergência.

Bárbara Albuquerque lembra que, nos últimos anos, o hospital vem recebendo os maiores investimentos de sua história. A unidade de saúde teve ampliado o seu quadro de servidores com a realização de processo seletivo e contratação de novos profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e pessoal de apoio administrativo.

Com uma média de 3.800 atendimentos por mês, o hospital passou por ampla reforma em sua estrutura física, há cerca de três anos, com a triplicação de 40 para 120 leitos, e ampliação de sete para 21 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram adquiridos dezenas de novos equipamentos, como cardioversores, ventiladores pulmorares, desfibriladores, eletrocardiógrafos, neuroestimuladores periféricos, máquinas de hemodiálise, entre outros aparelhos de uso médico.

Com a pandemia da Covid-19, o HE do Agreste vem recebendo mais investimentos do Governo de Alagoas, por meio da Sesau, e também virou referência para o tratamento a pacientes infectados com o vírus.

Foram adquiridos modernos equipamentos, como monitores multiparâmetros, oxímetros de pulso, bombas de infusão, aparelhos de gasometria, ampliadas as equipes com profissionais de saúde especializados e implantados de dezenas de leitos de enfermaria e de UTI para o atendimento à população.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram