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Alagoas
Postada em 07/07/2023 20:00 | Atualizada em 07/07/2023 20:29 | Por Assessoria

Técnicos do HEA são capacitados em SP para implantação do projeto Lean nas Emergências

Iniciativa visa implementar ações que evitem ou reduzam a superlotação de pacientes na unidade
Técnicos do HEA são capacitados em São Paulo para implantação do projeto Lean nas Emergências - Foto: Assessoria

Uma comissão multiprofissional do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, foi capacitada, durante dois dias, em São Paulo, para a implantação do projeto Lean nas Emergências. A ação visa implementar ações que reforcem o trabalho de acolhimento aos pacientes na maior unidade hospitalar do interior de Alagoas, com o objetivo de evitar ou reduzir a superlotação.

O Grupo de Alta Performance do HEA, liderado pela diretora-geral Bárbara Albuquerque, esteve diante de vários temas relacionados ao Lean nas Emergências. A capacitação foi promovida por profissionais dos Hospitais Beneficência Portuguesa e Sírio-Libanês, de São Paulo, e Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul.

“Foram dois dias intensos de muito trabalho e aprendizado, com uma variedade e riqueza de informações que vão nortear o trabalho do Lean nas Emergências no HEA. Nossa unidade vai implementar o projeto com o propósito de desenvolver ações que qualifiquem a gestão da unidade, que cobre a II Macrorregião de Saúde de Alagoas”, afirmou Bárbara Albuquerque.

Projeto

O Lean nas Emergências busca a redução da superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. É um projeto do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, e está sendo desenvolvido em vários hospitais Brasil afora.

O HEA, em Arapiraca, foi escolhido pelo MS para receber o projeto, este ano. O foco é identificar as causas de superlotação e encontrar soluções, agilizando os fluxos internos e auxiliando na comunicação da equipe.

A partir de agora, o HEA vai receber visitas técnicas para avaliação e diagnóstico do atendimento, que serão realizadas a cada 15 dias, durante seis meses. Após este período, o acompanhamento será feito por mais seis meses, em reuniões online.

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