Dólar hoje 5,073
22° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Alagoas
Postada em 12/03/2024 10:06 | Atualizada em 12/03/2024 23:56 | Por Todo Segundo

Todo Segundo flagra idoso em situação de abandono em Palmeira dos Índios

Nossa reportagem foi ao local depois de receber uma denúncia de maus-tratos
Idoso de 63 anos, vivendo em situação de abandono na cidade de Palmeira dos Índios - Foto: Todo Segundo

O abandono e a violação de direitos da pessoa idosa ainda são uma realidade nos dias atuais no Brasil, a pesar do estatuto prevê uma série de garantias às pessoas idosas, desde as prioridades nos serviços ao direito à liberdade, educação, cultura, esporte e lazer, direito à saúde, ao Sistema Único de Saúde (SUS), garantia de alimento, previdência social e proteção.

A reportagem do Portal Todo Segundo, flagrou um idoso de 63 anos, vivendo em situação de abandono, em um local bastante deplorável, na cidade de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas. Gilson Ferreira Vilela, mora sozinho em uma casa localizada na Vila das Irmãs, no bairro Palmeira de Fora.

Nossa reportagem foi ao local depois de receber uma denúncia de maus-tratos. O idoso estava nu da cintura abaixo e vive todos os dias com as partes íntimas expostas, segundo os vizinhos. O odor de urina e fezes, devido ele fazer às necessidades no chão do imóvel, também foram constatados.

Na casa onde mora a idoso há lixo por todos os lados. Gilson está muito debilitado e fala pouco, vive em situação precária, sem condição nenhuma de higiene, não tem roupas, sem água para beber, inclusive sem ter o que comer. Ultimamente, ele se alimenta com a ajuda de vizinhos.

No quintal, uma cisterna aberta está deixando os moradores com medo da proliferação do Aedes aegypti. Água parada e larvas, torna uma área de risco para criação do mosquito transmissor da dengue.

Nas imagens registradas pela nossa reportagem nesta terça-feira (12), é possível ver que há muito lixo de todo tipo espalhado pelo quintal. Sacos plásticos, garrafas e sacolas, são alguns dos resíduos encontrados na área.

As medidas voltadas para o idoso, no entanto, precisam de celeridade por parte das autoridades competentes. O Ministério Público de Alagoas deve entrar no caso e os parentes ou os responsáveis pelo idoso, devem responder pelo crime de abandono de incapaz.

+ fotos
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram