Dólar hoje 5,167
24° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Brasil
Postada em 07/06/2019 12:54 | Por Giuliana Saringer / R7

Número de brasileiros com dívidas bate recorde e chega a 63,2 milhões

Dado de abril mostra que 40,4% da população adulta do país está com dívidas atrasadas e negativada
Quatro em cada dez brasileiros estão com dívidas atrasadas ou negativados - Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

O número de brasileiros inadimplentes bateu recorde e chegou a 63,2 milhões em abril, segundo pesquisa do Serasa Experian. Isto significa que 40,4% da população adulta do país está com dívidas atrasadas e negativada.

Em abril de 2018, havia 61,2 milhões nesta situação, número 3,2% menor do que o registrado neste ano.

O crescimento foi puxado pelas dívidas não honradas com o setor de utilities, que inclui água, energia elétrica e gás, e telefonia.

O setor de bancos e cartões é o que tem o maior número de dívidas vencidas e não pagas. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o dado é preocupante.

“Este crescimento demonstra a dificuldade em honrar um tipo de pagamento que costuma ser prioridade das famílias. Isso é um sinal de que as pessoas já tomaram crédito para quitar outras dívidas e chegaram no ponto de não conseguirem pagar nem este empréstimo. Se mantido ao longo dos próximos meses, este movimento pode fazer com que o spread bancário aumente, deixando os juros ainda mais caros para o consumidor”, diz.

Endividamento por região

Em Roraima (59,7%), Amapá (52,4%), Amazonas (50,6%) e Acre (50,4%), mais da metada da população adulta faz parte da estatística e está inadimplente. Em contrapartida, os estados com menos endividados são Santa Catarina (33,1%), Paraíba (33,6%), Piauí (34,4%) e Rio Grande do Sul (34,6%).

O Sul é a única região em que a população adulta dos Estados está com o percentual de inadimplência abaixo da média nacional (40,4%): Paraná (35,1%), Rio Grande do Sul (34,6%) e Santa Catarina (33,1%), este com o menor número em todo o país.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram