Dólar hoje 5,671
30° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Economia
Postada em 05/06/2015 16:37 | Por Todo Segundo

Pesquisa Fecomércio: 54% devem presentear no Dia dos Namorados

Os locais de compras mais procurados pelos consumidores serão as lojas do Centro de Maceió, diferente da pesquisa de 2014, quando os shoppings lideraram as buscas
Pesquisa Fecomércio: 54% devem presentear no Dia dos Namorados - Foto: Assessoria/Arquivo
Da Assessoria

A pesquisa da intenção de compras para o Dia dos Namorados, em Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), aponta que 54% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. A data é considerada a terceira melhor para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

O levantamento aponta ainda que 35% dos entrevistados não vão comprar pelos seguintes motivos: não têm a quem presentear (18,6%); estão mais cautelosos (18%); estão endividados (16,3%); falta de costume em presentear (14,6%) e estão desempregados (14,1%).

Para quem vai presentear, as roupas/vestuário são os produtos de maior interesse (40,8%). Na sequência estão calçados/bolsas (18,7%), perfumes/cosméticos (18,2%), bijuterias/jias (10,5%), cesta de café da manhã (10,1%), flores (7,2%), CD’s/DVD’s (4,8%), produtos de sexy shop (4,3%), livros (4,3%), eletrônicos/eletrodomésticos (3,8%), entre outros.

De acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio, as lojas do Centro de Maceió (35,2%) serão mais procuradas do que os shoppings (27,5%), fato diferente da pesquisa realizada em 2014, quando os lugares mais procurados pelos consumidores a fim de comprar para o Dia dos Namorados foram lojas dos shoppings (33,4%) e, em seguida, o Centro de Maceió (28,9%).

A pesquisa 2015 aponta que outros locais para as compras são supermercados (17,8%), lojas de rua/bairro/galeria (12,5%), internet (5,8%), entre outros. Em relação aos fatores que influenciam a escolha do presente estão: promoções (32,3%); preços (26,5%); vitrine (19,3%); qualidade dos produtos (9,6%) e recepção dos vendedores (6,2%); 1,45% dos entrevistados já saem de casa sabendo o que comprar.

O levantamento também abordou se os casais pretendem comemorar a data e 69% afirmaram positivamente. Do total de entrevistados, 36,4% afirmaram pretender comemorar saindo para almoçar ou jantar em restaurantes. Outras opções apontadas pelos entrevistados foram as seguintes: viagem (14,6%); almoçar/jantar em casa (13,5%); ir ao cinema/teatro (12,4%) e ir a hotel/motel (10,9%).

Quanto à forma de pagamento, 30% dos entrevistados afirmaram que utilizarão o cartão de crédito para parcelamento, 25%, cartão de crédito na modalidade rotativa, 19% comprarão à vista em dinheiro, 16% pagarão à vista via cartão de débito e 2% optarão pelo cheque.

A maioria dos consumidores que irá presentear no Dia dos Namorados (23,5%) deve optar por presentes entre R$ 51 e R$ 100. Já para 18,7%, os presentes deverão custar entre R$ 151 a R$ 200. Apenas 4,8% deverão presentear com itens superiores a R$ 400.

PERFIL

Do total dos entrevistados sobre a pesquisa do Dia dos Namorados, realizada pela Fecomércio, 46% são pessoas do sexo masculino e 54% do sexo feminino. Quanto ao grau de instrução, a maioria possui nível superior (38,9%), Ensino Médio (33,5%), técnico (17,6%) e Fundamental (9,8%).

Em relação à faixa etária dos entrevistados, 29% tem idade entre 18 e 24 anos; 41%, entre 25 e 34 anos; 20,7%, de 35 a 44 anos e 9%, 45 anos ou mais.

O levantamento ouviu 385 pessoas, no período de 19 a 23 de maio de 2014. Os questionários foram compostos por perguntas fechadas e aplicados pelo método de pesquisa direta. O nível de confiança da amostra foi de 95% e margem de erro de 5%.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram