Dólar hoje 5,390
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Justiça
Postada em 11/09/2025 10:07 | Atualizada em 11/09/2025 14:37 | Por Todo Segundo

Júri de fazendeiro acusado de mandar matar empresário Grilo é adiado

Sessão marcada para esta quinta-feira (11), em Maceió foi suspensa por ausência do promotor
Julgamento de fazendeiro acusado de mandar matar empresário foi adiado em Maceió - Foto: Todo Segundo

O julgamento do fazendeiro Fernando Medeiros, apontado como mandante do assassinato do empresário Jair Gomes de Oliveira, conhecido como Grilo, que estava marcado para esta quinta-feira (11), no Fórum do Barro Duro, em Maceió, foi adiado. O juiz que iria conduzir a sessão estava presente, mas a ausência do promotor responsável pelo caso impossibilitou o andamento do julgamento, que será remarcado pela Justiça.

Esta seria a terceira vez que Fernando Medeiros enfrentaria o Tribunal do Júri pelo crime ocorrido em novembro de 2010, em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas. Nas duas ocasiões anteriores, ele chegou a ser condenado – a 18 anos de prisão em 2020 e a 17 anos e seis meses em 2023 –, mas as sentenças foram anuladas pela Justiça.

Os filhos de Grilo estevem presentes no Fórum. Antes da sessão, a filha da vítima, Thaísa Freitas, desabafou sobre a longa espera por justiça: “A justiça vem de Deus, mas a minha família precisa de uma explicação. Os amigos do meu pai precisam de uma explicação. Palmeira precisa de uma explicação. Só quem caminhou ao nosso lado nesses quase 15 anos sabe a dor e a luta que enfrentamos. Não pedimos nada além da verdade e do respeito à nossa história”, disse.

O crime

O empresário Grilo foi executado em 2010, em frente ao Colégio Cristo Redentor, no centro de Palmeira dos Índios. Ele se preparava para assistir a uma partida de futebol com amigos quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta, sendo atingido com quatro tiros na cabeça.

Executores já condenados

Em 2014, os irmãos Rosendo, contratados para a execução, foram condenados após confessarem participação no crime. Outros envolvidos também foram julgados:

  • Manoel Araújo, o “Mané”, admitiu ter efetuado os disparos;
  • Gilberto Bispo, o “Beto”, foi apontado como piloto da motocicleta usada na execução.

Mandante no banco dos réus

Segundo o Ministério Público, o autor intelectual do homicídio seria Fernando Medeiros, que sempre negou envolvimento. Mesmo condenado duas vezes, ele recorreu e conseguiu anular os julgamentos em instâncias superiores.

Caso sem fim

Quase 15 anos após o crime que abalou Palmeira dos Índios, a família de Grilo ainda aguarda uma decisão definitiva. O novo julgamento será remarcado, reacendendo a expectativa por justiça.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram