Dólar hoje 5,620
21ºC em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Mulher
Postada em 14/10/2020 16:45 | Por Assessoria
Outubro Rosa: médica da Casal reforça importância do autoexame
Campanha tem o objetivo de incentivar a prevenção do câncer de mama
Médica da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Fernanda Meire - Foto: Assessoria

Outubro é o mês dedicado ao cuidado e à prevenção do câncer de mama, que é um dos mais comuns entre as mulheres, mas também acomete homens, porém, com raridade (menos de 1% do total de casos da doença). Por isso, é essencial que as mulheres façam o autoexame e marquem um ginecologista, obtendo, assim, um diagnóstico precoce.

De acordo com especialistas, a prevenção não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença, o fato de vários deles não serem modificáveis. É preciso que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas para que possa identificar qualquer alteração: presença de nódulos, alteração nos mamilos, alteração na pele das mamas ou a presença de qualquer tipo de descarga papilar (secreção nos mamilos).

Segundo a médica da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Fernanda Meire, a realização do autoexame é de suma importância. “As mulheres devem realizá-lo, preferencialmente, no sétimo dia do início da menstruação e, caso esteja na menopausa, deverá escolher sempre um mesmo dia no mês para fazê-lo. No entanto a realização desse autoexame não deve substituir a consulta anual com a ginecologista ou mastologista”, apontou a profissional.

“Um autoexame completo é realizado em três etapas: a observação em frente ao espelho, a apalpação durante o banho e a apalpação deitada. A maioria dos nódulos mamários são descobertos pelas próprias mulheres,” completou a médica da Casal.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.