Dólar hoje 5,117
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Mulher
Postada em 19/02/2024 14:11 | Atualizada em 19/02/2024 14:15 | Por Assessoria - TJ/AL

Tribunal de Justiça de Alagoas lança campanha para arrecadar absorventes

Campanha 'Um fluxo de amor' visa diminuir a pobreza menstrual em comunidades carentes do estado
Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) lançou uma campanha para arrecadar absorventes - Foto: Jerônimo Gonzalez/MS

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) lançou, nesta segunda-feira (19), campanha para arrecadar absorventes. A doação pode ser feita até o dia 8 de março, no hall de entrada do TJAL e no Fórum da Capital, no Barro Duro.

A campanha, da Secretaria Especial da Presidência, tem apoio da Diretoria de Comunicação do TJ/AL e integra programação referente ao Mês da Mulher.

Podem colaborar magistrados, servidores e público em geral. Os absorventes serão distribuídos, posteriormente, em comunidades carentes do estado.

No ano passado, o TJAL arrecadou 654 pacotes de absorventes. Cerca de 8.200 unidades foram doadas pelos servidores do Tribunal e dos fóruns de Maceió e Arapiraca durante a Semana da Mulher, entre os dias 6 e 10 de março. Os absorventes arrecadados foram destinados a vítimas de violência doméstica atendidas pela Casa da Mulher, na Capital.

Segundo a secretária especial do TJ/AL, Luciana Omena, o objetivo é superar o arrecadado no ano passado, mobilizando mais pessoas a participarem da campanha.

"O 8 de março é um dia que representa a luta por direitos e conquistas das mulheres. Temos cada vez mais que enaltecer o papel das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade como um todo, portanto, boas ações para o Dia Internacional da Mulher são uma grande oportunidade de engrandecer o papel da mulher na organização", disse.

Dados e legislação

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 62% das mulheres que menstruam já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

No Nordeste, quatro em cada dez mulheres sofrem com o problema. Em Alagoas, em 26 de maio de 2021, foi sancionada a lei 8.478 que institui e define diretrizes para a política pública "liberdade para menstruar".

A finalidade da norma é conscientizar sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram