Dólar hoje 5,292
25° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Polícia
Postada em 19/02/2026 08:54 | Atualizada em 19/02/2026 08:59 | Por Todo Segundo

Investigado por planejar ações de facção em Alagoas é preso no Rio de Janeiro

Ação integrada localizou foragido que já havia sido preso anteriormente em Maceió
Homem tentou escapar pulando de barco, mas foi alcançado por policiais em Cabo Frio - Foto: Reprodução

Um foragido da Justiça apontado como liderança do crime organizado e investigado por planejar a expansão de uma facção para Alagoas foi preso nesta quarta-feira (18), durante uma operação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). 

A captura de Marbem Gomes de Souza Junior ocorreu na Ilha do Japonês, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A ação foi resultado de um trabalho de inteligência coordenado pela Subsecretaria de Inteligência (SSI), com apoio do Comando de Policiamento de Área (CPAm) e do 25º BPM.

Um vídeo divulgado pela corporação mostra o momento da abordagem. Nas imagens, Marbem aparece em um barco de passeio e, ao perceber a aproximação de embarcações da PM, salta na água na tentativa de fuga. Ele tenta nadar para longe, mas é alcançado poucos instantes depois e detido pelos agentes. (Vídeo abaixo da matéria).

Reflexos para Alagoas

Segundo a polícia, Marbem é considerado uma das lideranças do crime organizado em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ele também é investigado por envolvimento em um suposto plano de expansão territorial da facção para os estados de Alagoas e Pernambuco, o que coloca o caso sob atenção das autoridades alagoanas.

A prisão reacende o alerta sobre a movimentação interestadual de organizações criminosas e a necessidade de integração entre forças de segurança para impedir a consolidação de grupos externos em território alagoano.

Histórico de prisão em Maceió

Marbem já havia sido preso anteriormente. Em janeiro de 2020, ele foi baleado durante um confronto com forças de segurança no Recife (PE). Após o episódio, foi levado por familiares para atendimento médico em um hospital em Maceió, onde acabou localizado e preso.

Agora, cinco anos depois, volta a ser capturado, desta vez no litoral fluminense. As circunstâncias da nova prisão e os desdobramentos judiciais devem ser acompanhados pelas autoridades dos estados envolvidos, inclusive em Alagoas, diante das investigações que apontam possível interesse da facção em atuar na região.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram