A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (11), por 3 votos a 2, aceitar a denúncia do Ministério Público contra três deputados e um senador do Progressistas (PP) por organização criminosa.
Os quatro políticos são acusados de desviar dinheiro da Petrobras no esquema investigado pela Operação Lava Jato.
Com a decisão da Segunda Turma, os quatro políticos passam à condição de réus e responderão a uma ação penal. A decisão não representa condenação. Ainda haverá a fase de instrução do processo; depois, os depoimentos das testemunhas; e colheita de provas. Ao final, eles serão julgados, podendo ser condenados ou absolvidos.
Viraram réus os seguintes políticos do PP:
Eduardo da Fonte (PP-PE), deputado;
Arthur Lira (PP-AL), deputado;
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), deputado;
Ciro Nogueira (PP-PI), senador.
Resultado do julgamento
Durante o julgamento, o relator do caso, Edson Fachin, entendeu que a denúncia deveria ser aceita por preencher os requisitos previstos em lei para o caso prosseguir. O voto foi acompanhado pela ministra Cármen Lúcia e pelo ministro Celso de Mello. Votaram contra a abertura da ação penal os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Essa foi a primeira denúncia no STF que apontou integrantes de um partido político, o PP, como participantes de uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras. Segundo a acusação do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o grupo teria desviado R$ 390 milhões.
Votos
Ao retomar a análise nesta terça, a ministra Cármen Lúcia afirmou que o relator fez uma “minuciosa” análise da denúncia e acompanhou integralmente o voto de Fachin. “A denúncia mostra adequadamente as condutas imputadas aos denunciados. A acusação está lastreada em elementos a mostrar plausível a acusação apresentada”, afirmou.
Em seguida, o ministro Gilmar Mendes votou pela rejeição da denúncia, afirmando se tratar de um caso “singular” em que a acusação ficou “esvaziada”. O ministro fez duras críticas à denúncia, afirmando que é necessário que haja o “mínimo de corroboração” à fala dos colaboradores.
Segundo Mendes, houve o arquivamento de outras denúncias relacionadas a esse caso. “Uma coisa é fazer paredes. Outra coisa é amontoar tijolos. Isso aqui é amontoar tijolos”, disse. “Não se pode simplesmente fazer uma acusação de organização criminosa em abstrato.” O ministro citou que tribunais não podem ser “destinados a condenar” nem ter modelo “em que juiz chefia procurador”, sem citar nomes. “A não ser que haja tribunais destinados a condenar, como vimos nesse modelo em que juiz chefia procurador. Mas não é o caso desta Corte. Juiz não pode ser chefe de força-tarefa”, disse o ministro.
Quarto a apresentar voto, o decano da Corte, ministro Celso de Mello disse que não há imputação do crime ao partido, mas “políticos que parecem desconhecer a República”. O ministro votou para aceitar a denúncia, pois “existentes elementos essenciais mínimos, porém relevantes”. “Qualquer pessoa tem o direito de não ser investigada com base em provas ilícitas, tem o direito de não ser condenada com base em provas ilícitas”, afirmou. “A prova ilícita é absolutamente imprestável.”
Para o decano, o Ministério Público conseguiu fazer uma ligação entre os atos supostamente praticados com o crime. “Tenho para mim que houve clara menção de nexo de causalidade entre conduta e resultado”, disse.
Último a votar, o ministro Ricardo Lewandowski votou para rejeitar a denúncia. Para Lewandowski, não há elementos que possam dar credibilidade à palavra dos colaboradores. “Convenci-me de que os depoimentos sem outras provas minimamente consistentes não podem dar ensejo ao recebimento de denúncia”, disse.
Voto do relator. Em seu voto, apresentado na sessão do dia 4 de junho, o ministro Edson Fachin afirmou que a denúncia não se baseia somente em delações, mas que há documentos que corroboram os “constantes” contatos entre os acusados, entre eles, registros de entrada na Petrobras e no escritório do doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da Operação Lava Jato.
“À luz desses elementos, desse quadro probatório a essa altura, constato que os elementos de informação colhidos no decorrer da atividade investigativa dão suporte necessário e suficiente à tese acusatória, nesse momento processual, de modo a autorizar o recebimento da denúncia e a consequente deflagração da ação penal”, afirmou Fachin.
O ministro Edson Fachin ressalvou, no entanto, que não deve ser aceita uma causa de aumento de pena por crime transnacional, porque a acusação não apresentou provas suficientes de que teriam ocorrido ações no exterior.
Denúncia
O inquérito no qual foi apresentada a denúncia, em 2017, foi aberto no início da Lava Jato, em março de 2015, para investigar a participação de 39 políticos de PP, PT e PMDB na suposta organização criminosa que atuaria na estatal. A PGR considerava o caso como a maior e mais importante investigação da Operação Lava Jato no Supremo. Depois, esse inquérito foi fatiado, e as investigações sobre organização criminosa passaram a ser quatro: uma sobre o PP, outra sobre o PT, uma terceira sobre o PMDB do Senado e a quarta sobre o PMDB da Câmara.
Para Janot, os partidos formaram "uma teia criminosa única" na estatal. "Os elementos de informação que compõem o presente inquérito modularam um desenho de um grupo criminoso organizado único, amplo e complexo, com uma miríade de atores que se interligam em uma estrutura com vínculos horizontais, em modelo cooperativista, em que os integrantes agem em comunhão de esforços e objetivos, e outra em uma estrutura mais verticalizada e hierarquizada, com centros estratégicos, de comando, controle e de tomadas de decisões mais relevantes", disse o procurador no pedido. "Como destacado, alguns membros de determinadas agremiações organizaram-se internamente, valendo-se de seus partidos e em uma estrutura hierarquizada, para cometimento de crimes contra a administração pública", completou.
O que dizem os advogados
Na sessão de 21 de maio, os advogados dos acusados pediram aos ministros que rejeitem a denúncia e negaram as acusações. O advogado Pierpaolo Bottini, representando Arthur Lira, afirmou que são "frágeis" os depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e que isso já foi reconhecido pelos ministros da Turma. "Trata-se de uma tentativa de reciclagem de denúncia já analisada e já arquivada", disse.
Roberto Podval, advogado de Aguinaldo Ribeiro, disse que "não é possível criminalizar o próprio partido como um todo". "É perigoso incriminar um partido de forma genérica", completou. O advogado Marcelo Leal afirmou que Eduardo da Fonte é acusado de fatos que já foram arquivados pelo Supremo e argumentou que a única conduta apontada pela PGR como crime ocorreu antes da vigência da Lei de Organizações Criminosas. Além disso, é um crime único. "Não existe ilícito associativo, formação de quadrilha, para prática de crime único", afirmou.
Já o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro disse que a denúncia contra Ciro Nogueira foi baseada apenas na palavra dos delatores. "A denúncia é frágil", disse. “'Quadrilhão' do PP é algo que, no meu ponto de vista, é absolutamente negativo para a figura do partido político, para a democracia brasileira", completou. "Nada foi produzido contra eles", afirmou.
Notas das defesas
Leia abaixo notas divulgadas pelas assessorias dos parlamentares até a última atualização desta reportagem:
Eduardo da Fonte - "Agora teremos a oportunidade de esclarecer, detalhadamente, todos os fatos. Acredito na justiça e tenho certeza de que a verdade vai prevalecer", disse o deputado.
Arthur Lira - “A defesa respeita a decisão da turma mas reitera que os fatos imputados ao deputado já foram analisados antes e arquivados pelo mesmo tribunal, como destacado pelos ministros que votaram pelo arquivamento. A acusação é fundada na declaração de um delator que tem inimizade notória com o delatado, sem qualquer outro indício ou prova, o que será demonstrado durante a instrução” (Pierpaolo Bottini, advogado)
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Assuma o controle de seu poder hoje, Áries. Retire qualquer excesso de bagagem da sua vida. As coisas estão chegando a um clímax crítico agora. Não é uma hora de recuar. Se alguma coisa, é hora de empurrar ainda mais os limites. Olhe para o futuro com a mesma perspectiva que você teve quando criança. Livre -se do pensamento cansado e de uma mente nublada. Previsão para 23/04/2025
Há uma força poderosa se movendo em sua vida que não pode mais ser ignorada, Touro. Os ajustes podem ser necessários para aproveitar ao máximo a energia em mãos. Você encontrará com um equilíbrio saudável de restrição e expansão que pode tomar as rédeas e se preparar para o sucesso. Hoje há uma grande intensidade que se infiltrará em todas as facetas da sua vida. Previsão para 23/04/2025
Aproveite hoje, Gêmeos. Este é o dia em que você estava esperando. Não recue da intensidade. Você tem o poder de avançar no que quer que deseje realizar nesta vida. Você encontrará sua força de vontade e disciplina forte. É hora de aproveitar as oportunidades que são apresentadas a você. Dê um mergulho em direção a um futuro melhor e esteja confiante em seu sucesso. Previsão para 23/04/2025
Sua busca pelo novo e não convencional, os mais recentes aparelhos e a melhor tecnologia podem entrar em conflito com uma força preocupante hoje, o câncer. Novas maneiras de fazer as coisas podem ser de repente ser desafiadas por uma abordagem mais tradicional. Perceba que a força da oposição também pode ser sua maior queda. É hora de acabar com o antigo e trazer o novo. Previsão para 23/04/2025
Para que os sonhos sejam atualizados, eles devem ter um veículo através do qual possam se manifestar, Leo. Hoje é um dia para ajudar a dar vida a esses sonhos. Use a incrível força de aterramento para expandir simultaneamente sua mente e trazê -la para a Terra de uma maneira realista. Combine a sabedoria antiga com o planejamento prático para ajudar a definir uma onda poderosa em movimento para o futuro. Você tem todas as ferramentas que você precisa. Previsão para 23/04/2025
Combine sua disciplina e expansividade hoje e veja o que se manifesta. Concentre -se em seus investimentos e em casa. A energia do dia é bastante poderosa e não é algo a ser tomado de ânimo leve. Você pode ter um controle muito maior do que percebe. Entenda que você deve ser o único a tomar a iniciativa para ativar a magia de hoje. Previsão para 23/04/2025
Este não é um dia comum para você, Libra, certamente não um em que você deve dormir tarde. Levante -se e se mova. Há oportunidades à sua porta, apenas esperando que você as pegue. Guarde as questões do passado e concentre -se no futuro. Hoje existem grandes forças em ação que estão se unindo a seu favor. Fique com o que ressoa com sua alma. Previsão para 23/04/2025
Termo -se hoje, Escorpião. Coloque uma base sólida para o futuro. Este é um momento muito crítico em que você deve pensar realisticamente sobre seu sucesso futuro. Você deve incorporar um elemento de restrição em sua vida antes que seus sonhos possam atualizar. Hoje é um daqueles dias em que você pode fundir uma poderosa combinação de fantasia e realidade para aumentar o sucesso. Previsão para 23/04/2025
Use seu poderoso senso de intuição hoje, Sagitário. Se você percebe conscientemente ou não, os oceanos estão criando um tsunami de poder que não será ignorado. Certifique -se de operar a partir de uma base sólida antes de se estender para fora. Tenha cuidado com as marés RIP. Pode ser divertido jogar nas ondas, mas este é um daqueles momentos em que você pode facilmente ser sugado para o mar. Previsão para 23/04/2025
Respeite seus superiores hoje, Capricórnio. Há uma grande sabedoria a ser aprendida; portanto, mantenha os olhos e os ouvidos abertos. As ações apressadas devem causar problemas. Não entre cegamente em situações. Certifique -se de ter todos os fatos antes de prosseguir. As informações estão lá fora, mas você precisa ser paciente para encontrá -las. Certifique -se de que seus objetivos sejam dignos antes de se estender tentando alcançá -los. Previsão para 23/04/2025
Não há problema em chorar hoje, Aquário. A liberação é fundamental para receber. Se você não tem senso de medo e restrição, pode ser difícil para você experimentar alegria e expansão. Incorpore o bem com o mal e deixe esses dois poderes se estabelecerem harmoniosamente dentro do seu ser. Faça os preparativos que permitirão que você suba a grandes alturas. Certifique -se de estar pronto para aceitar os desafios que acompanham o crescimento. Previsão para 23/04/2025
Faça algo que inspira a paixão dentro de você, Peixes. Não desanime pelos contratempos - seja motivado. Use disciplina e paciência para colocar seus sonhos em movimento. Seja realista em sua abordagem. Chegou a hora de enfrentar a música. Faça o que fizer, não encolher em segundo plano e espere que os outros cuidem das coisas para você. O único que age do seu interesse é você. Previsão para 23/04/2025