A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (11), por 3 votos a 2, aceitar a denúncia do Ministério Público contra três deputados e um senador do Progressistas (PP) por organização criminosa.
Os quatro políticos são acusados de desviar dinheiro da Petrobras no esquema investigado pela Operação Lava Jato.
Com a decisão da Segunda Turma, os quatro políticos passam à condição de réus e responderão a uma ação penal. A decisão não representa condenação. Ainda haverá a fase de instrução do processo; depois, os depoimentos das testemunhas; e colheita de provas. Ao final, eles serão julgados, podendo ser condenados ou absolvidos.
Viraram réus os seguintes políticos do PP:
Eduardo da Fonte (PP-PE), deputado;
Arthur Lira (PP-AL), deputado;
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), deputado;
Ciro Nogueira (PP-PI), senador.
Resultado do julgamento
Durante o julgamento, o relator do caso, Edson Fachin, entendeu que a denúncia deveria ser aceita por preencher os requisitos previstos em lei para o caso prosseguir. O voto foi acompanhado pela ministra Cármen Lúcia e pelo ministro Celso de Mello. Votaram contra a abertura da ação penal os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Essa foi a primeira denúncia no STF que apontou integrantes de um partido político, o PP, como participantes de uma organização criminosa para desviar dinheiro da Petrobras. Segundo a acusação do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o grupo teria desviado R$ 390 milhões.
Votos
Ao retomar a análise nesta terça, a ministra Cármen Lúcia afirmou que o relator fez uma “minuciosa” análise da denúncia e acompanhou integralmente o voto de Fachin. “A denúncia mostra adequadamente as condutas imputadas aos denunciados. A acusação está lastreada em elementos a mostrar plausível a acusação apresentada”, afirmou.
Em seguida, o ministro Gilmar Mendes votou pela rejeição da denúncia, afirmando se tratar de um caso “singular” em que a acusação ficou “esvaziada”. O ministro fez duras críticas à denúncia, afirmando que é necessário que haja o “mínimo de corroboração” à fala dos colaboradores.
Segundo Mendes, houve o arquivamento de outras denúncias relacionadas a esse caso. “Uma coisa é fazer paredes. Outra coisa é amontoar tijolos. Isso aqui é amontoar tijolos”, disse. “Não se pode simplesmente fazer uma acusação de organização criminosa em abstrato.” O ministro citou que tribunais não podem ser “destinados a condenar” nem ter modelo “em que juiz chefia procurador”, sem citar nomes. “A não ser que haja tribunais destinados a condenar, como vimos nesse modelo em que juiz chefia procurador. Mas não é o caso desta Corte. Juiz não pode ser chefe de força-tarefa”, disse o ministro.
Quarto a apresentar voto, o decano da Corte, ministro Celso de Mello disse que não há imputação do crime ao partido, mas “políticos que parecem desconhecer a República”. O ministro votou para aceitar a denúncia, pois “existentes elementos essenciais mínimos, porém relevantes”. “Qualquer pessoa tem o direito de não ser investigada com base em provas ilícitas, tem o direito de não ser condenada com base em provas ilícitas”, afirmou. “A prova ilícita é absolutamente imprestável.”
Para o decano, o Ministério Público conseguiu fazer uma ligação entre os atos supostamente praticados com o crime. “Tenho para mim que houve clara menção de nexo de causalidade entre conduta e resultado”, disse.
Último a votar, o ministro Ricardo Lewandowski votou para rejeitar a denúncia. Para Lewandowski, não há elementos que possam dar credibilidade à palavra dos colaboradores. “Convenci-me de que os depoimentos sem outras provas minimamente consistentes não podem dar ensejo ao recebimento de denúncia”, disse.
Voto do relator. Em seu voto, apresentado na sessão do dia 4 de junho, o ministro Edson Fachin afirmou que a denúncia não se baseia somente em delações, mas que há documentos que corroboram os “constantes” contatos entre os acusados, entre eles, registros de entrada na Petrobras e no escritório do doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da Operação Lava Jato.
“À luz desses elementos, desse quadro probatório a essa altura, constato que os elementos de informação colhidos no decorrer da atividade investigativa dão suporte necessário e suficiente à tese acusatória, nesse momento processual, de modo a autorizar o recebimento da denúncia e a consequente deflagração da ação penal”, afirmou Fachin.
O ministro Edson Fachin ressalvou, no entanto, que não deve ser aceita uma causa de aumento de pena por crime transnacional, porque a acusação não apresentou provas suficientes de que teriam ocorrido ações no exterior.
Denúncia
O inquérito no qual foi apresentada a denúncia, em 2017, foi aberto no início da Lava Jato, em março de 2015, para investigar a participação de 39 políticos de PP, PT e PMDB na suposta organização criminosa que atuaria na estatal. A PGR considerava o caso como a maior e mais importante investigação da Operação Lava Jato no Supremo. Depois, esse inquérito foi fatiado, e as investigações sobre organização criminosa passaram a ser quatro: uma sobre o PP, outra sobre o PT, uma terceira sobre o PMDB do Senado e a quarta sobre o PMDB da Câmara.
Para Janot, os partidos formaram "uma teia criminosa única" na estatal. "Os elementos de informação que compõem o presente inquérito modularam um desenho de um grupo criminoso organizado único, amplo e complexo, com uma miríade de atores que se interligam em uma estrutura com vínculos horizontais, em modelo cooperativista, em que os integrantes agem em comunhão de esforços e objetivos, e outra em uma estrutura mais verticalizada e hierarquizada, com centros estratégicos, de comando, controle e de tomadas de decisões mais relevantes", disse o procurador no pedido. "Como destacado, alguns membros de determinadas agremiações organizaram-se internamente, valendo-se de seus partidos e em uma estrutura hierarquizada, para cometimento de crimes contra a administração pública", completou.
O que dizem os advogados
Na sessão de 21 de maio, os advogados dos acusados pediram aos ministros que rejeitem a denúncia e negaram as acusações. O advogado Pierpaolo Bottini, representando Arthur Lira, afirmou que são "frágeis" os depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e que isso já foi reconhecido pelos ministros da Turma. "Trata-se de uma tentativa de reciclagem de denúncia já analisada e já arquivada", disse.
Roberto Podval, advogado de Aguinaldo Ribeiro, disse que "não é possível criminalizar o próprio partido como um todo". "É perigoso incriminar um partido de forma genérica", completou. O advogado Marcelo Leal afirmou que Eduardo da Fonte é acusado de fatos que já foram arquivados pelo Supremo e argumentou que a única conduta apontada pela PGR como crime ocorreu antes da vigência da Lei de Organizações Criminosas. Além disso, é um crime único. "Não existe ilícito associativo, formação de quadrilha, para prática de crime único", afirmou.
Já o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro disse que a denúncia contra Ciro Nogueira foi baseada apenas na palavra dos delatores. "A denúncia é frágil", disse. “'Quadrilhão' do PP é algo que, no meu ponto de vista, é absolutamente negativo para a figura do partido político, para a democracia brasileira", completou. "Nada foi produzido contra eles", afirmou.
Notas das defesas
Leia abaixo notas divulgadas pelas assessorias dos parlamentares até a última atualização desta reportagem:
Eduardo da Fonte - "Agora teremos a oportunidade de esclarecer, detalhadamente, todos os fatos. Acredito na justiça e tenho certeza de que a verdade vai prevalecer", disse o deputado.
Arthur Lira - “A defesa respeita a decisão da turma mas reitera que os fatos imputados ao deputado já foram analisados antes e arquivados pelo mesmo tribunal, como destacado pelos ministros que votaram pelo arquivamento. A acusação é fundada na declaração de um delator que tem inimizade notória com o delatado, sem qualquer outro indício ou prova, o que será demonstrado durante a instrução” (Pierpaolo Bottini, advogado)
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Vamos ser sinceros, Áries. Hoje é provável que você ache suas tarefas e tarefas extremamente chatas. Você pode ficar olhando para o relógio, sentindo que uma hora se passou e então percebendo que se passaram apenas dez minutos. Se você puder adiar suas tarefas para amanhã, faça-o com certeza. Nada é tão urgente que exija toda a sua atenção o dia todo. Mime-se com uma tarde divertida. Previsão para 23/11/2024
Você pode se distrair com devaneios sobre uma viagem que planeja fazer, Touro. Um amigo pode telefonar e querer discutir o assunto, o que não ajuda. Visões de lugares distantes e passatempos emocionantes podem dançar em sua cabeça, e tarefas rotineiras parecem incrivelmente tediosas e indignas de atenção. É melhor fazê-los, se puder. Então você poderá fantasiar suas férias sem culpa! Previsão para 23/11/2024
Você pode não ter notícias de um amigo próximo há muito tempo e se preocupar um pouco, Gêmeos. Talvez essa pessoa não estivesse bem da última vez que vocês conversaram. Se puder, pode ser uma boa ideia ligar. Sonhos estranhos e perturbadores podem atrapalhar seu sono esta noite, mas não fique muito agitado. Eles não são proféticos de forma alguma. Os símbolos provavelmente representam nada mais do que detritos psíquicos liberados durante o sono. Previsão para 23/11/2024
Um visitante mais velho pode bater à sua porta hoje, Câncer. Você provavelmente não ficará muito entusiasmado com isso, mas será capaz de bancar o bom anfitrião de qualquer maneira. O romance e a sociabilidade podem ser um pouco limitados pelas obrigações para com a família, especialmente os pais, mas não se deixe abater. Você pode ficar preso em casa esta noite, mas poderá se soltar mais tarde. Previsão para 23/11/2024
Tarefas mundanas, incluindo recados e resposta a correspondência, podem aborrecê-lo o dia todo, Leo. É provável que você fique inquieto e fortemente tentado a abandonar tudo e ir a algum lugar para se divertir. Dê uma boa olhada no que você está fazendo e tente julgar objetivamente o quão importante é fazer isso agora. Se não for tão importante, deixe-o de lado. Você provavelmente precisa relaxar! Previsão para 23/11/2024
Questões financeiras podem interferir na sua autoexpressão hoje, Virgem. Talvez você precise de um pouco mais de dinheiro antes de prosseguir com um projeto que significa muito para você. No entanto, você geralmente não deixa esse tipo de consideração impedi-lo. Apenas um pouco de reflexão e planejamento pode tornar tudo o que você deseja fazer mais viável do que parece. Anote algumas ideias e vá em frente! Previsão para 23/11/2024
Uma pessoa carismática pode entrar em contato com você hoje e querer sua ajuda em alguma coisa. Questões emocionais relacionadas à família podem fazer você se sentir triste. Seu lado criativo pode ter que ficar em repouso enquanto você cuida de questões mundanas. Basicamente, você se sente bastante otimista em relação à sua vida e ao seu futuro. Você nunca tem medo do trabalho duro e é perseverante. Vá atrás do que você quer e faça todos felizes, inclusive você! Previsão para 23/11/2024
Preocupações com parentes ou amigos podem atormentar você ao longo do dia, Escorpião. Talvez você não tenha certeza do que está errado e se sinta impotente. Quaisquer que sejam as vagas preocupações que você possa ter, não tente descobrir a verdade sem conhecer os fatos. Você poderia fazer montanhas com pequenos montículos. Este não é um bom dia para fazer recados. Atrasos e obstáculos podem causar muita frustração e perda de tempo. Previsão para 23/11/2024
Funções em pequenos grupos e eventos sociais podem não ser tão satisfatórios como de costume hoje, Sagitário. Você pode não estar com disposição. Você pode se sentir pressionado a se misturar quando preferir sentar no sofá. Quaisquer que sejam as conversas que você tiver, parecerão triviais e chatas. Este é um bom dia para sentar e ouvir. Você pode aprender com as pessoas ao seu redor sem precisar dizer uma palavra. Previsão para 23/11/2024
O orgulho pode atrapalhar seu caminho hoje, Capricórnio. Talvez você seja solicitado a realizar uma tarefa que considera abaixo de você. Talvez as pessoas ao seu redor estejam se sentindo perspicazes. Supere os insultos e faça um esforço especial para fazer o melhor que puder, neutralizando a situação antes que ela saia do controle. Esta noite, aproveite uma noite assistindo filmes ou ouvindo música. Previsão para 23/11/2024
Sua imaginação pode evocar histórias ou imagens que você deseja recordar por meio da escrita ou da pintura, mas a falta de autoconfiança pode desencorajá-lo. No entanto, provavelmente é uma boa ideia fazer isso de qualquer maneira. Essas ideias vêm de dentro de você. Dar-lhes forma pode representar uma libertação de velhos traumas. Mantenha seu trabalho escondido em uma gaveta se não gostar. Previsão para 23/11/2024
A participação em algum tipo de evento em grupo pode parecer especialmente atraente hoje. No entanto, Peixes, as preocupações com sua família podem distraí-lo, fazendo com que você não se beneficie dela como deveria. Você também pode achar parte da conversa chata. Apesar da sua falta de entusiasmo, pode ser uma boa ideia sair de qualquer maneira. Ficar em casa sozinho pode tornar a noite sombria. Previsão para 23/11/2024