Dólar hoje 5,457
31° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Política
Postada em 06/10/2024 07:59 | Atualizada em 06/10/2024 08:06 | Por Todo Segundo

Com apenas um voto, candidato será eleito em 4 cidades de Alagoas neste domingo

Branquinha, Cacimbinhas, Jaramataia e Mar Vermelho têm apenas uma candidatura à prefeitura
Mesmo com apenas um voto, candidato será eleito em 4 cidades de Alagoas neste domingo - Foto: Divulgação - TSE

Eleitores de 4 cidades alagoanas praticamente já sabem quem assumirá a prefeitura de seu município, mesmo antes de irem às urnas neste domingo (6). Isso porque, nelas, somente um voto será suficiente para eleger o candidato que chefiará o Executivo a partir de janeiro de 2025, já que são locais onde apenas um candidato concorre ao cargo.

Em Branquinha, município onde apenas o candidato Neno Freitas (MDB) está registrado como candidato a prefeito, 9.547 eleitores estão aptos a votar. Já em Cacimbinhas, que tem o candidato único Vaval Wanderley (MDB) concorrendo, 8.896 eleitores estão aptos.

Na cidade de Jaramataia, 5.247 eleitores poderão votar e o único candidato registrado é Ricardo Paranhos (MDB). O candidato André Almeida (MDB) é o único concorrendo ao cargo de prefeito em Mar Vermelho, que tem 3.643 eleitores aptos.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) explica que a organização e logística da eleição continua a mesma dos demais municípios com mais de um candidato, tendo que ser respeitados prazos e toda a legislação eleitoral, especialmente na propaganda.

“Para quem organiza a eleição, nada muda. Precisamos observar os prazos e manter a fiscalização de todos os atos de campanha. Ao fim, o candidato será eleito se tiver um voto válido e respeitar as regras”, explicou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.

O TER/AL explica, ainda, que votos nulos e brancos não anulam eleição e são considerados apenas para fins estatísticos. “A principal dúvida recorrente é se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição é anulada. A resposta é não. Isso porque votos brancos e nulos são descartados e apenas servem para fins estatísticos”, pontuou o presidente do Tribunal.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que, nas eleições, será eleito quem obtiver a maioria dos votos válidos. Neste cálculo, não são considerados os votos em branco ou nulos. Ou seja, em caso de municípios em que há apenas um concorrente à Prefeitura, basta um voto válido para que o resultado seja proclamado.

Brasil 

Em 2024, a quantidade de cidades com apenas um candidato a prefeito bateu recorde no Brasil, são 289 municípios. O número de candidaturas únicas mais que dobrou em relação a 2020, quando 107 cidades não tinham concorrência para a administração municipal.

O Sudeste concentra 93 das 289 cidades com candidaturas únicas e lidera o ranking entre as regiões. O Sul (78 candidaturas únicas) vem na sequência, seguido de Nordeste (64), Centro-Oeste (36) e Norte (18).

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram