Dólar hoje 5,119
30° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 27/04/2022 16:15 | Por Ícaro Gonçalves / O Hoje.com

Eleitor que pretende votar em outubro tem mais uma semana para regularizar título

Os interessados em votar nas eleições de 2022 terão até o dia 4 de maio para fazer a primeira via do documento ou regularizar o título
Eleitor que pretende votar em outubro tem mais uma semana para emitir ou regularizar título - Foto: Divulgação

A data final para quem tem mais de 16 anos emitir ou regularizar o título de eleitor está se aproximando. Os interessados em votar nas eleições de 2022 terão até o dia 4 de maio para fazer a primeira via do documento ou regularizar o título junto à Justiça Eleitoral.

O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do portal Título Net, ou presencialmente nos cartórios eleitorais.

Como fazer?

Quem pretender emitir a primeira via do documento ou regularizar a situação do título deve solicitar atendimento pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema pedirá que o solicitante anexe um documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.

Para os que estão emitindo a primeira via, o portal ainda perguntará em qual unidade da federação a pessoa reside.

Na sequencia, será necessário digitalizar alguns documentos:

1-uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
2-comprovante de residência atualizado;
3-certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.
4-Após os documentos serem enviados, as informações serão analisadas pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.

Títulos cancelados

O título é cancelado em casos de quem não votou nem justificou a ausência em três eleições consecutivas. Para reverter a situação, a pessoa precisa preencher um formulário para requerer a regularização do documento, seja online pelo site do TSE, ou presencialmente nos cartórios eleitorais.

Em caso de multas eleitorais não pagas, o que configura pendência aberta com a justiça eleitoral, é possível solicitar a quitação de débitos eleitorais.

Primeiro turno

Conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), a resolução de pendências eleitorais só pode ocorrer até 150 dias antes de cada do primeiro turno das eleições, que neste ano ocorrerá no 2 de outubro, primeiro domingo do mês. Já o segundo turno, caso preciso, será no dia 30 de outubro, o último domingo.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram