Dólar hoje 5,242
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 01/03/2021 16:38 | Por Todo Segundo com Severino Carvalho

Governador discute revitalização urbanística e projeto do VLT de Arapiraca

Renan Filho garantiu apoio às iniciativas e destacou qualidade técnica da proposta
Governador Renan Filho discutiu sobre a implantação do Projeto Urbano Integrado do VLT de Arapiraca - Foto: Reprodução / Redes Sociais

O governador Renan Filho conheceu, nesta segunda-feira (1), o Projeto Urbano Integrado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Arapiraca. A proposta pode fazer parte de um grande programa integrado de mobilidade urbana.

"O prefeito vai concluir o estudo de viabilidade econômica e técnica nos próximos meses. Assim que esse estudo for concluído e atestar a sua viabilidade, vamos levar adiante os projetos. Mas vamos trabalhar paralelamente, porque uma coisa é o VLT e a outra é a revitalização urbanística de toda aquela área da linha do trem, que Arapiraca precisa fazer. Então, vamos trabalhar juntos. A revitalização urbanística está definida e buscaremos caminhos para integrar isso com o VLT", explicou Renan Filho.

A apresentação aconteceu na sede da prefeitura de Arapiraca e contou com a presença de secretários municipais e de técnicos responsáveis pela elaboração do projeto do VLT. Foram apresentados cinco cenários. Em um deles, o Veículo Leve sobre Trilhos cortaria toda a área central de Arapiraca, se estendendo, por meio de um ramal, até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), totalizando 11,6 km de extensão. Esta proposta estaria orçada em R$ 259 milhões.

De acordo com os técnicos, o Projeto Urbano Integrado do VLT de Arapiraca orientaria o desenvolvimento urbano da cidade para os próximos 30 anos. Ele contemplaria a instalação de vias paisagísticas e ciclovias, além de projetos especiais, a exemplo da instalação de um complexo histórico-cultural, de uma estação de serviços e de parques lineares com praças conectadas.

Ainda segundo os técnicos, todo esse conjunto de projetos teria o poder de alavancar o desenvolvimento social e econômico de Arapiraca. "Eu fiquei muito bem impressionado com a qualidade técnica do projeto e nós vamos trabalhar juntos", assegurou Renan Filho.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram