Dólar hoje 5,164
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 27/04/2022 18:40 | Por Todo Segundo

Justiça suspende eleição do dia 2 para governador ‘tampão’ de Alagoas

PSB do prefeito de Maceió, JHC, alegou a inconstitucional de eleição indireta
O edital foi expedido em 08 de abril pelo presidente do Legislativo de Alagoas, Marcelo Victor (MDB) - Foto: Divulgação

A Justiça determinou na tarde desta quarta-feira (27), a suspensão das eleições indiretas para governador e vice-governador em Alagoas. A decisão correu após uma ação movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Cabe recurso da decisão.

Para o partido, a lei sancionada com as regras para o pleito indireto é inconstitucional. A ação foi protocolada na quarta-feira (27), na 18ª Vara Cível de Maceió, pelo diretório executivo da legenda no estado, presidida pelo prefeito de Maceió, JHC.

O partido questiona judicialmente o fato de a eleição indireta não estar sendo realizada para a escolha de uma chapa única, mas sim de candidaturas para governador e para vice, de forma separada. A ação também questiona o curto espaço de tempo para a realização do pleito e a ausência de discussão em relação às candidaturas.

"Determino a suspensão de todos os efeitos do edital de convocação das eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado de Alagoas expedido pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, e, por via de consequência, as eleições indiretas designadas para às 10h, do dia 02/05/2022", disse a juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso.

O mandato-tampão é necessário porque o governador Renan Filho (MDB) renunciou para se candidatar ao Senado em outubro. Já o vice-governador eleito em 2018, Luciano Barbosa (MDB), também renunciou ao cargo em 2020 para ser candidato a prefeito de Arapiraca.

As eleições indiretas estavam marcadas para 10h da próxima segunda-feira (2). O edital foi expedido em 08 de abril pelo presidente do Legislativo de Alagoas, Marcelo Victor (MDB).

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram