Dólar hoje 5,160
31° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 29/01/2019 15:48 | Por Assessoria

Marx Beltrão quer CPI para investigar Brumadinho e Pinheiro

Deputado alagoano protocolou nesta terça-feira (29), pedido de abertura da Comissão
Marx quer CPI para investigar Brumadinho e Pinheiro - Foto: Assessoria

O “afundamento” do Pinheiro e a tragédia de Brumadinho devem ser objeto de investigação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em Brasília. O pedido de abertura da Comissão foi protocolado nesta terça-feira (29) pelo deputado federal Marx Beltrão.

Agora, o deputado alagoano parte em busca de coletar assinaturas para a formação da CPI. O requerimento também é assinado pelo deputado federal Diego Andrade, de Minas Gerais.

No caso, a CPI vai apurar as responsabilidades sobre o caso do Pinheiro e de Brumadinho investigando supostas “irregularidades do Licenciamento, Funcionamento e Fiscalização” das barragens em Minas e na extração de salgema em Maceió.

“São fatos que possuem uma ligação a qual precisa ser esclarecida. E esta ligação é o fato de duas empresas que trabalham com a exploração de recursos minerais e naturais serem supostamente responsáveis, por negligência, uma pelo afundamento do Pinheiro e a outra pela tragédia de Brumadinho. Não sabemos se elas são responsáveis, mas precisamos saber a verdade e punir quem for devidamente culpado” disse Marx Beltrão.

As empresas em questão são a Braskem e a Vale do Rio Doce. A CPI tem poderes de investigação semelhantes aos das autoridades judiciais, mas seu prazo de funcionamento é determinado.

O processo de investigação é sumário (inicialmente por 90 dias) e deve apontar a procedência ou não de uma suspeita de transgressão disciplinar ou de um crime.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram