Dólar hoje 5,204
24° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Política
Postada em 07/06/2021 23:01 | Atualizada em 07/06/2021 23:19 | Por Todo Segundo

Prefeito Júlio Cezar recupera conta no Instagram e retorna com postagens

Júlio Cezar, teve o perfil do Instagram invadido por hackers na última quarta-feira (2). Invasor colocou a conta à venda e pediu dinheiro para que o perfil voltasse para as mãos do prefeito
Júlio Cezar, teve o perfil do Instagram invadido por hackers na última quarta-feira (2) - Foto: Reprodução

O prefeito do município de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (MDB), anunciou na noite desta segunda-feira (07), que sua conta no Instagram foi recuperada. Ele foi vítima de um ataque de hackers na última quarta-feira (02). Os criminosos usaram sua conta no Instagram para pedir doações em dinheiro.

O ataque consistiu no roubou do login e da senha de acesso. Logo após, o invasor, em uma das mensagens, colocou a conta à venda e pediu dinheiro para que o perfil voltasse para as mãos do prefeito. O gestor municipal possui mais de 40 mil seguidores.

Júlio Cezar prestou queixa, na quarta-feira (2), na Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), que é responsável por investigar crimes cibernéticos. Na noite desta segunda, ele postou um vídeo ao lado do delegado Xavier Caveira em seu próprio perfil, onde agradeceu o trabalho da Polícia de Alagoas e, de sua assessoria jurídica, informando a recuperação de sua conta no Instagram.

O Caso

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, teve o perfil do Instagram invadido por hackers na última quarta-feira (2). O ataque consistiu no roubou do login e da senha de acesso. Logo após, o invasor, em uma das mensagens, colocou a conta à venda e pediu dinheiro para que o perfil volte para as mãos do prefeito. O gestor municipal possui mais de 40 mil seguidores.

Segundo informações do prefeito, por volta das 19h, sua assessora entrou em contato e comunicou sobre uma possível invasão de um hacker ao perfil. No momento, ela ainda tentou recuperar a conta, mas o ataque cibernético aconteceu de forma rápida, na qual, o e-mail utilizado foi trocado.

Hacker ainda enviou recados por meio do perfil, fingindo ser o próprio prefeito. Na mensagem, o hacker escreveu: “Nós recuperamos nosso objetivo. Nossa cidade foi atacada. Quero a ajuda de meus concidadãos que viram isso. Por favor faça o login aqui para me ajudar."

O indivíduo também teve acesso aos dados pessoais do prefeito, além das correspondências. “Um hacker invade seu perfil, rouba a sua senha e coloca sua conta à venda. Eu acho isso uma grande ousadia. Acho que não vivemos em um território sem lei”, disse Júlio Cezar.

O gestor municipal ressaltou que, após o ocorrido, por ser uma figura pública e ter seu nome ligado a esse tipo de situação, a sensação de extrema vulnerabilidade prevalece, além do fato de não conseguir se defender.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram