Dólar hoje 5,216
28° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Política
Postada em 30/10/2019 16:10 | Por Assessoria

Rogério Teófilo fala sobre perspectivas para Arapiraca

"São mais de 20 anos de vida pública, sempre lutando pela cidade de Arapiraca. Isso, por si só, já me traz muito orgulho", diz prefeito em entrevista
Prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo para um bate papo sobre sua gestão - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Que Arapiraca é uma das cidades de interior que mais cresce no Nordeste, todos já sabemos, mas é nos bastidores desse desenvolvimento todo que o trabalho é realizado. Na gestão pública, são milhares de servidores, que se dedicam constantemente à prestação de serviços dentro e fora da prefeitura.

Paralelo a isso, milhares de trabalhadores e empresários também se dedicam dia e noite, fazendo o dinheiro circular e, mesmo sem notar, mantem a cidade no pulso do desenvolvimento.

Arapiraca também é terra de acolhimento, seja através do polo de conhecimento ou através das diversas oportunidades de vida. Por aqui, milhões de pessoas circulam semanalmente, fazendo com que Arapiraca seja moradia e destino constante.Cuidar da cidade requer desprendimento e coragem. Pensando nisso, convidamos o prefeito Rogério Teófilo para um bate papo sobre sua gestão, vida pública e, acima de tudo, sobre o amor que sente por Arapiraca.

_Prefeito, o senhor já foi secretário municipal e estadual, já foi vice-prefeito, também foi eleito deputado estadual e federal e agora segue como prefeito. Durante toda a vida pública representou Arapiraca e lutou por essa terra. Qual seu maior orgulho?

São mais de 20 anos de vida pública, sempre lutando pela cidade de Arapiraca. Isso, por si só, já me traz muito orgulho. Esse trabalho é uma responsabilidade muito grande e que deve ser realizado sempre prezando pelo diálogo e respeito.

Como deputado estadual, atuei no fortalecimento da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); como deputado federal, pude apresentar o projeto que resultou na interiorização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); como secretário de Administração de Arapiraca, pude conhecer profundamente a gestão pública municipal.

Agora, como prefeito de uma das cidades que mais crescem no nordeste brasileiro, e junto a uma equipe competente, tenho conseguido construir um novo momento para Arapiraca e, consequentemente, para a minha vida como homem público.

_Enquanto prefeito, qual o maior desafio enfrentado até o momento?

O maior desafio é mudar todo um processo de gestão. Hoje, a população anseia por mais participação na administração pública, não só aqui em Arapiraca, mas em todo o Brasil. É uma tarefa importante incluir a sociedade dentro da gestão e ouvir as diversas opiniões de quem mais é atingido pelas decisões administrativas. Pensando nisso, temos colocado em prática ações que promovem a atuação mais frequente do povo, como o Programa Participa Arapiraca, que resultou na reforma do 1º Centro de Saúde, localizado no bairro São Luiz.

Também estamos prestes a criar a Casa dos Conselhos, uma alternativa para aproximar ainda mais as entidades representativas de classes e, assim, melhorar a relação entre o Município e quem mais trabalha pelo desenvolvimento de Arapiraca, seu próprio povo.

_Pensando como arapiraquense de berço e de criação, quais são seus sentimentos ao ouvir o nome Arapiraca?

Orgulho. Arapiraca é uma cidade feita de vencedores, em diversos setores. Temos vencedores na área pública, na política, no comércio, na indústria, na educação, no esporte.

É uma cidade que cresce constantemente e segue uma contramão nacional. Para exemplificar, no primeiro trimestre desse ano, enquanto Alagoas e o Brasil como um todo amargava números negativos no desemprego, Arapiraca conquistava 2 mil vagas de emprego. Isso prova que Arapiraca é um lugar abençoado demais. Acompanhar todo esse desenvolvimento é gratificante e, como arapiraquense, me traz muito orgulho.

_Qual a maior lembrança de Arapiraca ates de iniciar a vida publica?

O sentimento de nostalgia é bem forte ao lembrar da infância, principalmente dos colégios onde estudei. Lembro com muito carinho dos corredores do Instituto São Luiz e do casarão do Colégio Bom Conselho, instituição da qual meu pai, professor Moacir Teófilo, foi fundador e comanda até hoje, aos 92 anos de idade. Lembro dos conselhos dele e das belas amizades conquistadas.

Essa terra foi responsável não só pela minha formação educacional, mas também foi fundamental para o processo de construção e crescimento pessoal e familiar. A criação que eu tive e as experiências pelas quais passei, nos colégios, na praça da prefeitura, nas ruas de barro, correndo com meus irmãos e amigos, me ajudaram a construir o homem que sou hoje.

Para falar de lembranças boas é indispensável faltar do Fantasma das Alagoas. Através do meu pai, que também foi presidente do ASA, aprendi a amar e torcer pelo clube arapiraquense. Lembro com muita felicidade de assistir aos jogos do ASA ao lado do professor Moacir, no mesmo lugarzinho onde assisto hoje em dia.

_Qual o legado que o senhor quer deixar para Arapiraca?

Fico muito feliz ao relembrar parte da minha vida pública e perceber que fiz e faço parte do desenvolvimento de Arapiraca. Como prefeito, quero deixar como marca um trabalho social eficaz e de qualidade. Não adianta eu deixar apenas grandes obras, pois as pessoas precisam ser atendidas de forma concreta e correta. Nossa gestão tem trabalhado para dar mais qualidade de vida para o arapiraquense, com ações em todas as áreas.

Na infraestrutura, estamos pavimentando ruas que nunca receberam atenção devida de outros gestores, a exemplo do bairro Arnon de Melo, Planalto, Santa Esmeralda, Sao Luiz, Verdes Campos e vários outros; na Saúde, estamos qualificando nossos serviços, melhorando atendimento e agilizando consultas especializadas, a exemplo do programa Cria Mais Perto de Você, que já é um sucesso; na Educacao, fizemos uma parceria incrível com a Fundação Getulio Vargas, que tem dado bons frutos no desenvolvimento dos nossos estudantes, além disso, recentemente também conseguimos adquirir 20 novos ônibus, promovendo segurança para transportar nossos alunos com segurança e conforto.

Meu legado é ser ético, transparente com os bens públicos e atuar fortemente nas ações sociais. Esse é um projeto político, administrativo, mas acima de tudo, é um projeto de vida.

_Arapiraca completa 95 anos, está se aproximando do seu centenário, e nesses tantos anos de história, qual o maior destaque dessa cidade a nível nacional?

Sem dúvida, seu desenvolvimento econômico. Arapiraca é um polo atacadista fortíssimo. Temos empresas aqui faturando R$ 400 milhões por ano, dando perspectivas de emprego e oportunidade de vida para muita gente, além de fazer o dinheiro circular.

Também nos transformamos em um polo de conhecimento, ultrapassando 50 cursos de nível superior e mais de 60 instituições de ensino superior, dando oportunidade de educação para quem nunca teria a chance de ir pra Maceió ou outras cidades.

O ASA tbm é um destaque para nossa cidade. Apesar de todas as dificuldades, segue sendo um dos maiores propagadores do nome de Arapiraca.

_O que Arapiraca pode esperar da gestão?

Muitas entregas. A burocracia do ente público é diferente do ente privado. Passamos dois anos realizando destratos e organizando contratos e projetos. Este ano conseguimos tirar várias coisas do papel, a exemplo das inúmeras obras de calçamento e asfalto espalhadas pelos quatro cantos de Arapiraca.

Em novembro nós passaremos todo o mês visitando obras, realizando inaugurações e assinando novas ordens de serviço, a exemplo do Shopping Center a Céu Aberto, obra muito importante para melhorar a autoestima dos comerciantes do centro da cidade e também dos clientes, requerendo as vendas.

Gostaria inclusive de aproveitar para agradecer todo o trabalho da equipe que faz a Prefeitura de Arapiraca, que não tem medido esforços para fazer com que esses projetos sejam, de fato, consolidados. Estendo esses agradecimentos a Câmara Municipal, que tem nos ajudado bastante a avançar e realizar essas entregas, que tem o único objetivo de melhorar a vida dos filhos de Arapiraca.

_Qual recado nesses 95 anos de Arapiraca?

São 95 anos de muito trabalho, de esperança, de desenvolvimento. De um processo de liberdade através do conhecimento, de uma educação com Ensino Fundamental forte. Costumo dizer que Arapiraca é uma cidade de futuro presente, feita de vencedores. Parabéns Arapiraca, que com seu instinto acolhedor, continue sendo exemplo para o Brasil.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram