Dólar hoje 5,802
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Política
Postada em 20/06/2017 10:12 | Por Todo Segundo

Sindicância, encarando o problema, ação e resposta à população

"E agora os governos federal e estadual precisam ter a coragem de enfrentar o problema como nós estamos enfrentando aqui no município", disse Júlio Cezar
Sindicância, encarando o problema, ação e resposta à população - Foto: Assessoria
Da Assessoria

Visando melhorar o atendimento aos pacientes que chegam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Palmeira dos Índios, o prefeito Júlio Cezar determinou que, desde a segunda-feira (19), o gabinete da Secretaria Municipal de Saúde faça o seu despacho de dentro da Unidade, até que os problemas relacionados ao atendimento, que vem recebendo duras críticas da população nos últimos dias, sejam definitivamente resolvidos.

O prefeito e a secretária municipal  de saúde Katia Born se reuniram, na manhã de ontem, com todos os funcionários da instituição. Ambos pediram aos profissionais que fizessem um esforço maior para que o atendimento e o tratamento com os pacientes sejam mais humanizados.

Após às mortes do frentista Fábio Nogueira e do empresário Kennedy Mitomari, que segundo os familiares não teriam recebido atendimento médico adequado dos profissionais que atuam no estabelecimento de saúde, Júlio determinou a abertura de uma sindicância, na UPA, no Hospital Santa Rita e no HGE, para apurar responsabilidades nesses dois casos. "E se for constatada a negligência médica os envolvidos serão punidos e responderão pelos seus atos no Conselho Regional de medicina", explicou Katia Born.

A Prefeitura de Palmeira investe hoje três milhões por mês para o Hospital e a UPA funcionarem e atender adequadamente a população.  Quando assumiu o governo, em janeiro deste ano, o prefeito encontrou a UPA fechada, com dívidas milionárias, e os postos de saúde em péssima situação.

Hoje, com pouco mais de cinco meses de gestão, Júlio disse que não foi o seu governo que transformou a saúde do município no caos em que ela se encontra.

"Esse caos vem de gestões passadas. Todos sabem que é uma promessa do nosso governo reabrir as portas do Hospital Santa Rita para a nossa população. Mas, para isso precisamos que os governos estadual e federal nos ajudem. Eles precisam sair do conforto de seus gabinetes e terem a coragem de enfrentar o problema como nós estamos enfrentando aqui em Palmeira", esbravejou o prefeito Júlio Cezar.

Ele ainda informou que o gabinete da saúde vai continuar despachando de dentro da Unidade até que seja resolvido todos os problemas referente à saúde no município. "Eles (os governos federal e estadual) têm de entender que a UPA e o Hospital não atendem somente Palmeira. Temos mais oito municípios que dependem também dessas duas unidades hospitalares", finalizou o prefeito, que viajou imediatamente para Brasília. Ele foi buscar mais recursos para investir na área da saúde de Palmeira dos Índios.

Além do gabinete da Saúde, outros órgãos do Governo Municipal também estarão mais próximos dos pacientes dentro da UPA: a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU), e o apoio jurídico da Controladoria e da Procuradoria Geral do Município .
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram