Dólar hoje 5,802
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Política
Postada em 11/06/2017 19:40 | Atualizada em 11/06/2017 19:47 | Por Todo Segundo

Usina de Paulo Afonso poderá vir para Delmiro Gouveia

Prefeito de Delmiro, Padre Eraldo, enviou um ofício à Procuradoria Geral da União (PGU), solicitando que seja revista a demarcação
Usina de Paulo Afonso poderá vir para Delmiro Gouveia - Foto: Divulgação
Por Roberto Gonçalves

O prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo (PSD), enviou um ofício à Procuradoria Geral da União (PGU), solicitando que seja revista a demarcação das terras da Usina de Paulo Afonso para a cidade de Delmiro Gouveia. O documento encaminhado pelo prefeito reúne provas coletadas, em anos de trabalho, pelo bacharel em Direito e ex-diretor da Receita Municipal de Delmiro Gouveia, Renato Santos, popularmente conhecido como Renato Boroh. Com base em documentos históricos, geográficos, arquivos nacionais, mapas e Constituições,  Renato Boroh afirma que o Estado da Bahia se apossou clandestinamente do território pertencente a Alagoas, a partir da Emancipação da Capitania de Pernambuco, em 16 de setembro de 1817 (ilhas do Rio São Francisco)  para construir as usinas.

Rapidinha como transa de ganso

A última sessão ordinária da Câmara de Vereadores do município de Canapi, no alto Sertão de Alagoas, ocorreu em tempo recorde. Foram apenas cinco minutos, ao contrário de sessões anteriores, que costumam durar uma hora As atividades parlamentares começaram às 11h30 e foram concluídas às 11h35. De acordo com informações do blog do jornalista da cidade, Márcio Martins, sem oradores inscritos e com apenas 7 dos 11 vereadores presentes, o presidente da Câmara, Aloísio Basílio (DEM) abriu a sessão justificando a ausência dos colegas, devido a problemas de saúde, e encerrou comunicando o adiamento da votação de projetos de lei do Executivo Municipal para a próxima terça-feira (13).

Marechal Deodoro

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) denunciou, as péssimas condições de estrutura e conservação do prédio da Delegacia de Policia Civil de Marechal Deodoro, no Litoral Sul de Alagoas. De acordo com o sindicato, o local oferece riscos aos policiais e à população. A assessoria de comunicação da Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas ficou de se pronunciar sobre a denúncia. Segundo os representantes do Sindpol, durante uma vistoria, os diretores Ricardo Nazário, Charles Alcântara e Stélio Pimentel Jr. encontraram vazamento de água no teto, telhas quebradas, rachaduras nas paredes, mofos e infiltrações.

Telefonia Arapiraca

O vereador por Arapiraca  Leo Saturnino (PMDB) disse que esteve em Brasília recentemente pedindo apoio ao senador Fernando  Collor (PTC) uma melhoria da telefonia móvel nos distritos de Arapiraca. O vereador que está em seu primeiro mandato,  disse que o senador se comprometeu em buscar soluções junto às operadoras, principalmente em relação à instalação de mais antenas. Leo Saturnino disse ainda que o senador achou um absurdo como as operadoras tratam um município como Arapiraca, que possui 210 mil habitantes.

Campanha do IPTU Arapiraca

A campanha de cobrança do Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) ainda não começou em Arapiraca em razão de um projeto do Poder Executivo que ainda está tramitando nas comissões DA Câmara mUNICIPAL que solicita autorização para conceder descontos especiais para quem pagar à vista o imposto. Segundo uma fonte do Executivo municipal, se o projeto não for votado, o prefeito vai implantar o que está valendo, ou seja, um aumento de 800% dos valores cobrados. Em contrapartida existe uma revolta generalizada da população contraria ao aumento do tributo.

Avaliação Ibrape
Na nova pesquisa Ibrape de intenção de votos divulgada na coluna do jornalista Edvaldo Júnior  com resultados para o Senado e governo, os eleitores também avaliaram a gestão do governador Renan Filho (PMDB) e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 30 de maio de 2017 com 2 mil eleitores em 45 cidades de todas as regiões do Estado, incluindo Maceió e a grande Maceió. O Ibrape avaliou a gestão e perguntou se os eleitores aprovam ou desaprovam a maneira de governar do governador e do prefeito. Os resultados mostram aprovação semelhante para Renan Filho e Rui Palmeira.

Avaliação Ibrape 02
De acordo com o Ibrape, o governo de Renan Filho, até o momento, está ótimo na opinião de 7% dos entrevistados, bom (38%), regular (30%), ruim (10%), péssimo (12%). A gestão de Rui Palmeira em Maceió, até o momento, está ótimo na opinião de 7% dos entrevistados, bom (34%), regular (30%), ruim (11%), péssimo (17%).O Ibrape questionou se o eleitor aprova ou desaprova a maneira como o governador Renan Filho e o prefeito Rui Palmeira vêm administrando Alagoas e Maceió. Dos entrevistados, 63% aprovam e 32% desaprovam a maneira de governar de Renan Filho  59% aprovam, enquanto 36% desaprovam o jeito de governar de Rui Palmeira.

Desabrigados fantasmas

Alguém vai ter que se explicar com a Justiça e com a própria população porque os números de desalojados e desabrigados com as chuvas de maio não batem. O Ministério Público está cumprindo o dever de fiscalizador e já se sabe que a conta não fecha em alguns municípios. Existe a possibilidade de erro (ou montagem de números) em 100%. Na verdade a maquiagem pós enchente seria um escândalo nacional  revelado se houvesse fiscalização como agora. Agora o bicho vai pegar. Tem sido assim desde que Alfredo Gaspar de Mendonça assumiu a Procuradoria-Geral do Ministério Público Estadual.

Recuperação de escolas

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), anunciou, durante entrevista coletiva  na sede do Palácio República dos Palmares, em Maceió, a liberação de R$ 18 milhões em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a recuperação das escolas estaduais e municipais danificadas pelas fortes chuvas em Alagoas. Na oportunidade, o ministro garantiu que o governo federal vai acompanhar a alocação dos recursos, sendo possível que outros investimentos venham a ser realizados, a depender da necessidade de cada região.

Recuperação de escolas 02
 De acordo com Mendonça, os recursos que o Governo do Estado e as prefeituras vão receber devem ser destinados à execução de reparos e reformas em 13 escolas estaduais distribuídas nos 27 municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pela União. De acordo com o Ministro, os recursos que o governo do estado e as prefeituras vão receber devem ser destinados à execução de reparos e reformas em 13 escolas estaduais distribuídas nos 27 municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pela União. Durante a entrevista, ele explicou também que os investimentos devem seguir o modelo adotado pelo MEC no Plano de Ações Articuladas (PAR), a fim de garantir que os recursos sejam aplicados de forma mais célere.

Tapa na cara
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a condenação em primeira instância e determinou que o ex-vereador de Franca (SP) Luiz Carlos Vergara pague indenização de R$ 20 mil ao marceneiro Hélio Pinheiro Vissotto, por tê-lo agredido durante uma sessão na Câmara, em março de 2015. O tapa no rosto ocorreu quando ambos discutiam, logo após o parlamentar anunciar que seria o novo líder da bancada de apoio ao ex-prefeito. Depois de bater no marceneiro, de dentro da área reservada aos vereadores, Vergara virou as costas e voltou ao plenário.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram